João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
30/01/2008 17h02
ASLIC propõe IV Sarau Literário para 20 a 24 de outubro
A Associação de Literatura de Charquedas- ASLIC - em suas últimas duas reuniões debateu e definiu as datas que irá propor para a Secretaria de Cultura realizar o IV Sarau Literário de Charqueadas, de acordo com a lei que criou a Agenda Cultural do Município: de 20 a 24 de outubro.
Em 2007 o III Sarau Literário reuniu cerca de 1300 pessoas em seus cinco dias de atividades. Esse ano a ASLIC está se estruturando melhor e pretende avançar na construção do Sarau, trabalhando o ano inteiro tendo o evento por perspectiva principal.


Escultura de Santa Bárbara - Charqueadas é uma cidade que teve entre as décadas de 50 e 80 o período econômico da exploração do carvão mineral. A padroeira dos mineiros é Santa Bárbara.
Pois a Secretaria de Cultura fez um projeto pra revitalizar o Memorial do Mineiro, uma obra que fica no Parcão de Charqueadas. Para isso, encomendou ao talentoso artista plástico charqueadense Antônio "Cajo" uma escultura de concreto de quartro metros de Santa Bárbara para colocá-la naquele espaço.
A Associação dos Pastores de Charqueadas fez um abaixo assinado contra a colocação da imagem da santa no memorial. Embora não tenha lido o abaixo-assinado e, portanto, não conheça as alegações dos signatários, penso que o espaço público deva estar aberto a manifestação de todas as religiões. Eu, partucularmente, sou um cristão, mas sem orientação católica ou evangélhica.
Buenas, se uma vertente doutrinária-religiosa não inclui a adoração a imagens em sua interpretação teológica da bíblia, não vejo porque as religiões e cultos que atuam em Charqueadas não possam colocar imagens nos espaços públicos, ainda mais que a iniciativa parta da administração municipal. E Santa Bárbara é uma forte referência histórica, cultural e religiosa em Charqueadas (creio que o poder público não pode é proibir ou excluir determinada cultura religiosa).
Por exemplo, temos uma imagem de Yemanjá nas proximidades da beira do Rio Jacuí. E acho correto.  O espaço público deve ser laico, ecumênico, aberto a todas as vertentes religiosas, filosóficas e politicas. "Há espaço para todos, há um imenso vazio" - H. Gessinger.
Sempre que as orientações religiosas se confundiram com o controle do estado na história da humanidade, tivemos e temos o mal e as trevas espraiados, limitando os direitos humanos e as liberdades civis.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 30/01/2008 às 17h02
 
26/01/2008 22h33
Lutando pela vida IV
Minha tia avó Nazinha fez 96 anos ontem. Recupera-se muito bem da queda e da operação que sofreu no fêmur. Vai voltar a andar normalmente.
Minha cachorrinha que ficou sequelada da cinomose está recuperando a pata, mas acho que vou ter que amputá-la. Fevereiro é que vai dizer.
O Dunga, peixinho betta vermelho que eu tinha, faleceu. Agora só está o Felipão lá, azulando o quarto.
Soube hoje que o seu Zé, um cara legal daqui que eu conhecia, motorista na prefeitura, faleceu, do coração. Deus o receba.
O mar é tão lindo! O vento é tão poderoso. O sol tão... sei lá.
A criação de Deus é maravilhosa.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 26/01/2008 às 22h33
 
19/01/2008 00h36
Roger no Grêmio
O Grêmio contratou o meio campo Roger, ex Fluminense, Corinthians e Flamengo. Craque de bola, gosto muito do futebol dele. Estava meio que sobrando no mercado brasileiro, os clubes não o queriam. Não teve uma boa fase em 2007. Teve lesões seguidas. Se conseguir jogar o que sabe no Grêmio vai fazer a diferença, pois possui um grande futebol. O Tricolor estava precisando de um jogador com as suas características e, ainda por cima, madura, com 29 anos.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 19/01/2008 às 00h36
 
18/01/2008 23h54
Lutando pela vida III
Hoje eu soube da notícia de que o primo da minha mãe, o Renatão, se foi. Era um cara legal, tenho muitas lembranças dele. Não achei que fosse morrer. Se recuperou da pancreatite depois de estar em coma no hospital. Daí, quando estava lúcido, falando e se movendo, arrebentou uma veia no seu cérebro, parece. Que coisa né, mas é a vida. Lembro-me como se fosse hoje de um jogo de futebol, no Campo da Afaço, onde o Renatão estava de goleiro e o meu pai tirando muito sarro dele. Ele ficou bem bravo e respondia do campo. Eu era um guri, tipo dez anos. Nunca esqueci isso, nem sei porque. Lembro também da esposa do Renatão, a professora Liliane, e da sogra dele, Dona Alzira, uma velinha muito simpática que tratava muito bem o pequeno Joãozinho. Morávamos ao lado da casa dele. Se foram, todos. Todos vamos ir, mais dia menos dia. Que Deus os tenha e receba bem o Renatão, neófito celeste.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 18/01/2008 às 23h54
 
17/01/2008 17h51
Ó Mar... Pinhal / Magistério
Ah, belo e majestoso Oceano Atlântico, teu rugido me seduz, me acalma e me conforta. Em todas as tuas praias que, na verdade são uma só (nós que insistimos em te dividir), estás a nos mostrar (aos riograndenses) a grandiosidade de Deus e deste mundo. Ah, quanta coragem tinham os marinheiros de antanho, ao te enfrentarem nas descoberto do mundo! Estás nas Américas, na África, na Europa, na .... aliás, és todo um só, ó mar, grande mar, de vários nomes, a banhar, unir e ligar este mundo de gentes, bichos, vegetais e coisas. Tu e o teu companheiro, o vento, viajantes unos deste planeta. Agradeço a benção de estar vivo, respirando e te contemplando, ó mar. Ó Mar!!!
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 17/01/2008 às 17h51
Página 139 de 148