João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
24/10/2007 00h41
Benedito Veit no III Sarau
Mais um dia do III Sarau Literário de Charqueadas. Destaque para a palestra do professor e historiador Benedito Veit, sobre a História da Região Carbonífera. (Comprei seu último livro e aproveitei para pegar seu autógrafo nos quatro anteriores, que já possuía.) A escritora local Alda Marici apresentou um mapa de leitura do livro de poesias Geografia Ìntima do Deserto, de Micheliny Verunschky. A jovem literata Paula Rosa foi uma grata surpresa no bate-papo com o escritor. Um grande dia. Valeu.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 24/10/2007 às 00h41
 
23/10/2007 00h08
Abertura III Sarau
Montagem dos painéis com os textos dos literatos charqueadenses, personalidades e produtores culturais locais presentes, show musical, discursos, risadas. Foi o primeiro dia do III Sarau Literário de Charqueadas. Sinto-me muito bem em dias assim, em que o futuro concebido e preparado torna-se presente. "Viver e não ter a vergonha de ser feliz". Amanhã é comigo, já na primeira hora de atividades. Estou com a alma bem leve.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 23/10/2007 às 00h08
 
21/10/2007 00h57
Expectativa
Hoje tivemos a última reunião da ASLIC antes do início do III Sarau . Agora é somente a expectativa de que o evento se consolide de vez. Já o sinto integrando-se ao imaginário de Charqueadas, percebi isso  na rua.
Espero ansioso pelas palestras, que serão um diferencial com relação aos outros anos. A minha intuição diz que a coisa vai fluir além do esperado.

João Adolfo Guerreiro.


Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 21/10/2007 às 00h57
 
19/10/2007 00h18
TROPA DE ELITE
Hoje fui ao cinema assistir ao filme Tropa de Elite. Realmente, muito bom, valeu muito a pena ter assistido.
Não havia visto o filme em cópia pirata, por convicção, pois grandes filmes devem ser vistos primeiro no cinema. Eis minha regra.
Espero uma intuição tipo: "João, esse é daqueles". Bate a cada dois, três anos. Não deu outra, assim que ouvi falar no filme ela veio. Esperei e não me arrependi. Entrou na lista "dos meus", junto com Aliens - O resgate, O Senhor dos Anéis - O retorno do Rei, Exterminador do Futuro I e II, Matrix I, Guerra de Canudos, Titanic, A Lista de Chindler, Sociedade dos Poetas Mortos, O Nome da Rosa, Ilha das Flôres, Netto Perde sua Alma, O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, Anjos Assassinos, E o Vento Levou, Moby Dicky, Splash - Uma Sereia em Minha Vida, Quem Vai Ficar com Mary, Sociedade dos Poetas Mortos e Central do Brasil.
Tropa de Elite, no aspecto que retrata, é muito realista. Levemente reducionista em alguns pontos, mas isso não compromete o resultado final que, no meu ponto de vista, merece toda a repercussão obtida.
Até, talvez, sejam as simplificações que causam a crítica de "reacionário" ao filme. Mas, ora, a visão da polícia é mesmo, no geral, reducionista e reacionária. E o filme buscava retratar essa visão.
Tem também a questão da visão romântica e hipócrita de parcela da sociedade, e o filme retrata muito bem isso, principalmente na relação da classe média alta com o tráfico, encobrindo tudo a partir de uma visão ideologizada do tipo "social". Tem também a questão da corrupção.
Mas eu não vou discorrer mais sobre isso, vou fazer um ensaio e publicar nos meus textos, desenvolvendo o assunto com maior profundidade, levando em conta, também, a leitura do livro Elite da Tropa. Não quero correr o risco de, escrevendo pouco, acabar sendo reducionista aqui no diário.

João Adolfo Guerreiro.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 19/10/2007 às 00h18
 
19/10/2007 00h03
Maiores torcidas de futebol

Pois a torcida do Flamengo é mesmo a maior do futebol brasileiro. Buenas, isso todo mundo já sabia. Até também que a do Corinthians é a segunda maior. Mas o que me leva a mais uma vez abordar o assunto futebol aqui no Diário do Site é que a torcida do GRÊMIO é o dobro da do Internacional. Isso resolve uma pendenga e uma bravataria antiga aqui no Sul.
Nas recentes pesquisas (vide matéria abaixo), o Tricolosso supera o Colorado e aprece como a sexta maior torcida do Brasil:
CNT/Sensus - 6 Grêmio (3.9%) x (2.1%) 9 Inter
Data-Folha - 6 Grêmio (4%) x (2%) 11 Inter



PESQUISA, OUTRA

A CNT/Sensus divulgou ontem pesquisa mostrando que o Flamengo é o time de futebol com maior torcida do país, com 14,4% dos torcedores. O Corinthians é segundo, com 10,5%.

Cita ainda São Paulo, 8%; Palmeiras, 7,2%; Vasco, 5%; Grêmio, 3,9%; Santos, 3,7%; Cruzeiro, 3,3%; Inter, 2,1%; Botafogo, 1,8%; Atlético-MG, 1,5%; Fluminense, 1,5% e Sport, 1%.

Goiás, Atlético-PR, América-RN, Juventude, Figueirense, Náutico e Paraná aparecem com menos de 1%.A pesquisa CNT/Sensus mostrou que 51,9% gostam de futebol, 32% não gostam e nem acompanham, 15,4% disseram que gostam um pouco e 0,8% não souberam responder.

Há um mês, o Datafolha realizou pesquisa que apontou estes números: Flamengo, 17%; Corinthians, 12%; Palmeiras, 8%; São Paulo, 8%; Vasco, 5%; Grêmio, 4%; Santos, 3%; Cruzeiro, 3%; Botafogo, 3%; Atlético-MG, 3%, e Internacional, 2%.

Correio do povo - 16.10.07 Coluna de Hiltor Mombach
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 19/10/2007 às 00h03
Página 147 de 148