João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
24/12/2007 15h55
No Natal, lutando pela vida e pela saúde
Neste Natal existem aqueles que lutam pela vida e pela saúde.
Renatão, o primo da minha mãe, ainda jaz inconsciente num leito de hospital. Que Jesus lhe dê muita luz nesse dia, fortalecendo e amparando os seus familiares.
Minhã madrinha e tia-avó Nazinha também está no hospital. Matriarca da família de meu pai, está com 95 anos. Caiu em casa e quebrou o fêmur. "Menomale" que não foi na ponta de cima do osso, junto a bacia. Falei com ela ontem. Possui muita vitalidade e lucidez a tia Ná. Enxerga, ouve e fala com muita clareza e desenvoltura.
Uma cadelinha guaipeca de seis meses, da minha sogra, toda marrom, pelo baixo, está com cinomose, doença grave. O veterinário a está tratando a três dias. Duas de suas irmãs morreram do mesmo mal, pois começamos tarde o tratamento. Vitória ainda resiste e, segundo o veterinário, se entrar o dia 25 com vida, crescem suas chances de sobrevivência.
Toda a vida é de Deus.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 24/12/2007 às 15h55
 
24/12/2007 15h28
Marinheiro João Cândido vai entrar no livro de heróis brasileiros
Vou transcrever essa matéria aqui pra vocês tomarem conhecimento:

"Senador Paulo Paim conseguiu aprovar projeto para que o gaúcho João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, seja incluído no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Falta agora passar pelo plenário da Câmara". Jornal Correio do Povo - 24.12.2007 - página 2, coluna Panorama Político

E vou deixar também, a propósito, a música que o homenageia:

O  Mestre sala dos Mares  - João Bosco
Há muito tempo nas águas Da guanabara O dragão no mar reapareceu Na figura de um bravo Feiticeiro A quem a história Não esqueceu
Conhecido como Navegante negro Tinha a dignidade de um Mestre-sala E ao acenar pelo mar Na alegria das regatas Foi saudado no porto Pelas mocinhas francesas Jovens polacas e por Batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam Das costas Dos santos entre cantos E chibatas Inundando o coração, Do pessoal do porão Que a exemplo do feiticeiro Gritava então Glória aos piratas, às Mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, Às baleias
Glórias a todas as lutas Inglórias Que através da Nossa história Não esquecemos jamais Salve o navegante negro Que tem por monumento As pedras pisadas do cais.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 24/12/2007 às 15h28
 
17/12/2007 14h11
Lutzenberger homenageado

Legal essa merecida homenagem ao ambientalista gaúcho. Coloco um artigo do CP para vocês ficarem por dentro:

CORREIO DO POVO
    PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO DE 2007            
Ambientalista faria 81º aniversário hoje
Se estivesse vivo, o ambientalista José Lutzenberger comemoraria hoje 81 anos, 30 dos quais dedicados a conscientizar sobre a importância do uso não abusivo dos recursos naturais. Em sua homenagem, o presidente Lula assinou decreto, publicado no Diário Oficial da União, dia 13, instituindo o Dia do Bioma Pampa em 17 de dezembro.
Lutzenberger foi o primeiro a chamar a atenção para o tipo exclusivo da vegetação do Pampa gaúcho. Hoje, haverá o lançamento do trabalho técnico intitulado Mapeamento da Cobertura Vegetal do Bioma Pampa às 10h30min, no salão de festas da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A promoção é do Ministério do Meio Ambiente e da Ufrgs, com apoio da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O evento, com palestra e debate, é aberto à comunidade.

Tem também uma letra de música sobre ele, que publiquei aqui no Recanto junto com o áudio correspondente e um artigo sobre o trabalho de Lutz.
Para conferir, clique:
http://www.recantodasletras.com.br/letras/486878 

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 17/12/2007 às 14h11
 
17/12/2007 01h05
Faz um ano que o Inter foi Campeão Mundial
Hoje completa-se um ano da vitória do Inter sobre o Barcelona,
por 1x0 no Japão.
Um feito importante  e cheio de simbolismo dos colorados, pois chegaram como zebra, pouco acreditados, e derrotaram o então tido como melhor time do mundo, que tinha em sua equipe o melhor jogador do mundo, Ronaldinho Gaúcho (por ironia, o único gaúcho - e gremista! - que iniciou aquela partida, pois nenhum dos titulares do Inter era nascido no Rio Grande do Sul).
Eu assisti esses dias o filme sobre essa conquista do Inter, e ele é, realmente, emocionante.
Agora o RS é um dos dois estados brasileiros (ao lado de SP, com São Paulo e Santos)  que tem dois times campeões mundiais, Grêmio e Inter, e isso mostra a força do esporte bretão nesta terra gaúcha.
Este gremista deseja uma boa comemoração aos torcedores do Internacional.

(Na foto acima, Fernandão marca em cima o grande craque Ronaldinho Gaúcho)
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 17/12/2007 às 01h05
 
17/12/2007 00h38
Falece escritora infantil gaúcha Maria Dinorah
Deixo aqui a matéria do Jornal Zero Hora,
para registrar no Recanto. Minha esposa conhecia o trabalho dela.

Carlos André Moreira - Zero Hora

Morreu neste sábado no Hospital Luterano, em Porto Alegre, a escritora e poeta Maria Dinorah Luz do Prado, conhecida de gerações de leitores apenas pelo nome de Maria Dinorah. Ela tinha 82 anos e morreu em decorrência de complicações respiratórias. A cerimônia de despedida foi realizada às 12h deste domingo no Crematório Metropolitano.

Maria Dinorah nasceu em Porto Alegre e passou a infância em Colônia de São Pedro, distrito de Torres, no Litoral Norte. Professora por formação, foi uma pioneira na literatura infantil e infanto-juvenil do Estado e na própria aproximação dos autores para crianças com as escolas. Com mais de cem livros publicados, entre prosa e poesia, estreou na literatura nos anos 1960, e pelas décadas seguintes se tornaria um dos autores mais lidos pelas crianças e jovens e idade escolar. Muitas de suas obras foram ilustradas por Luiz Alberto Prado, seu filho, arquiteto e artista plástico

Em seus livros, Maria Dinorah abordou questões como leitura, questões sociais e ecologia — ainda em vida a escritora recebeu a homenagem de dar nome a uma biblioteca ecológica em Porto Alegre. Dentre suas dezenas de livros, merecem destaque A Coragem de Crescer, Panela no Fogo, Barriga Vazia, Poesia Sapeca, Dobrando o Silêncio e Giroflê Giroflá.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 17/12/2007 às 00h38
Página 142 de 149