João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
26/11/2007 12h20
Faz 02 anos que o impossível aconteceu...
Parece exegero de torcedor. Mas não é apenas isso. Só 50%. Os outros 50% são "inacreditáveis" mesmo. Não há registro de um time que, faltando 10 minutos para o fim de uma decisão de título, com quatro jogadores expulsos e um pênalti contra si já marcado pelo árbitro, jogando no estádio do adversário, tenha sagrado-se campeão, ganhando o jogo por 1x0 ainda!
Mas a exatos 02 anos atrás isso aconteceu, no jogo Náutico x GRÊMIO, naquela partida que ficou famosa no folclore futebolístico nacional como a "Batalha dos Aflitos". Era a decisão da Série B. Se o Grêmio perdesse o jogo, ficaria mais um ano da segunda divisão, o que seria uma consequência financeira catastrófica para o Tricolosso Gaúcho.
Foi um feito realmente "Inacreditável", como diz a capa do DVD que ilustra esse texto. Existe também um outro DVD sobre o jogo, chamado "A Batalha dos Aflitos".
Inesquecível. E, curioso, o feito gremista da série B de 2005 rendeu bastante em um clube que já era, à época, campeão mundial interclubes, bi campeão da Libertadores, bi campeão do Campeonato Brasileiro e tetra-campeão da Copa do Brasil.
É que, realmente, nessa grande brincadeira profissional que é o futebol, o Grêmio conseguiu uma facanha sem precedentes devido as circunstâncias extremamentes adversas para o time naquele final de jogo. Um épico futebolístico com todos os ingredientes de heroísmo possíveis no esporte bretão.
Tem um texto na minha página, escríto à época, sobre o jogo: Com o Grêmio, o impossível acontece!!!
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/145674 
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 26/11/2007 às 12h20
 
25/11/2007 22h13
O Grêmio ainda respira.
O Grêmio ainda respira, depois te ter vencido ontem por 3x0 o América de Natal (na foto, Marcel e Diego Souza comemoram). Hoje sequei os outros que disputam a vaga para a Libertadores 2008. Estava eu lá, pela segunda semana seguida, em frente a TV torcendo pro Inter ajudar a gente, quem diria (e eles estão generosos conosco, pois derrotaram o Cruzeiro e o Palmeiras, ajudando-nos a respirar). Flamengo e Santos se garantiram hoje, mas Palmeiras (perdeu de 2x1 pro Inter) e Cruzeiro (perdeu de 1x0 pro Sport Recife) marcaram passo. Mesmo tendo que torcer para um tropeço dos dois, que jogam em casa na próxima e última rodada do brasileiro 2007, mantenho as esperanças e vou ao Olímpico Monumental no domingo que vem, ajudar a vencer o Corinthians. Ah, futebol, onde todos os que morrem sobrevivem. Eis a graça dessa brincadeira para adultos.

Ps - Minha solidariedade à torcida do Juventude-RS, de Caxias do Sul, que foi rebaixado ontem ao ser derrotado por 3x2 pelo Fluminense no RJ. Cairam de pé. Sucesso na Série B ano que vem e torço pela volta à Série A já em 2009. O Juventude caiu depois de 13 anos disputando a Série A. Faz parte.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 25/11/2007 às 22h13
 
19/11/2007 11h28
Olga
Foi bom para mim o resultado da Mostra de Música de Charqueadas. OLGA ficou entre as 12 selecionadas  para entrar no CD. Minha mãe cantou muito bem e isso fez a diferença. Fusquinha Rosa Choque ficou de fora, mas não tem problema. O saldo já foi excelente. Até porque a música do Alberto André, Pescador de Lambari, da qual participei como instrumentista, também foi classificada para o CD, logo me considero duplamente vitorioso. Valeu!!!

Aliás, foi um bom ano cultural para mim. Na
Mostra Literária consegui classificar: três contos - Laura e Cibele, O exterminador e Pedro namora a freira? (os dois primeiros publicados no recanto); duas poesias: A Lua e Fogo (publicadas no Recanto); uma crônica: Garçons não tem visão periférica (publicada no Recanto).
O livro deve sair ou agora em dezembro ou então em março. Foi um ano bem produtivo.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 19/11/2007 às 11h28
 
15/11/2007 16h58
Mercador e Mosaico Cultural
Ah, feriadão. Ontem fui assistir ao Mercador de Veneza (Shakespeare), encenada pelo GrupoTeatral Carpe Diem (foto acima), aqui de Charqueadas. Legal, foi no salão do Sindicato dos Municipários com um palco improvisado para a ocasião (a classe cultural daqui está pressionando a prefeitura para construir o Teatro Municipal, está uma pendenga no Legislativo). Gostei, bom o trabalho que o diretor Carlos Alberto "Tininho" do Rio Martins faz há tempos, desde os anos 80. Eles estrearam essa peça em Livramento e em Rivera (Uruguai), esses dias (podem conferir nesse endereço - http://blogducana.zip.net/  ). O grupo, em outras ocasiões, já esteve no Rio de Janeiro, na Espanha e em Portugal.

Agora à noite tem o Mosaico Cultural, organizado pela Fundação Cultural Paiol, tendo o pessoal da Poeira da Estrada, o Manoel Henrique e o Curió na organização. Daqui a pouco vou lá colocar em exposição uns textos pela Associação de Literatura de Charqueadas - ASLIC. O grande lance do evento vai ser a gração do DVD da Poeira da Estrada, grande banda de blues daqui.
Fora isso, hoje pela manhã estava vá ensaiar o Fusquinha Rosa Choque e Olga para a Mostra de Música, dia 17.
É, por aqui a gente agita culturalmente. Legal.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 15/11/2007 às 16h58
 
14/11/2007 13h03
Parabéns Portuguesa!!!
Estou contente com a volta da Portuguesa para a Série A do brasileiro. Hoje diria que ela é meu segundo time. Vou comprar uma camisa do clube.
Legal um baiano, o Vitória, voltar para a primeira divisão, junto com o Coritiba e o mineiro Ipatinga.
Buenas, agora, para minha alegria futebolística ficar plena, só falta o Grêmio ir pra Libertadores de 2008 (dífícil) e o Juventude não cair (extremamente difícil) pra Série B.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 14/11/2007 às 13h03
Página 145 de 149