A simpatississima jornalista Viviane Bueno, do jornal Portal de Notícias, esteve em minha casa no fim de tarde de sexta-feira fazendo uma matéria comigo como colecionador do gibi Tex. Depois da entrevista pro Tex Willer Blog, portal português do Tex do grande José, agora falo do Tex e da minha colação pro Portal daqui da região. Uma honra, Tex merece ser divulgado mesmo.
Com o amigo Poeta e Escritor Edgar Soares na SESSÃO DE AUTOGRAFOS da 57° Feira do Livro de Porto Alegre - autografando a Obra: JOAQUIM MONCKS & AMIGOS - Dia 04 de Novembro as 16h no Prédio do Memorial do Rio Grande do Sul. Gente muito boa o Edgar, nosso amigo do Recanto das Letras!!! Particiamos do livro do Moncks (organizado ela escritora Neida Rocha) com muita honra.
Na sexta-feira à noite a ASLIC e a Secretaria de Cultura resolveram substituir o Sarau Musical pela realização da Conferência de Cultura, que não havia sido realizada na segunda devido a problemas de energia elétrica na Biblioteca Municipal.
Os trabalhos iniciaram com a apresentações musicais.
Após os literatos presentes avaliaram as atividades literárias em Charqueadas a partir da Iª Mostra Literária, de 1998, passando pela Conferência de Cutura de 2005 (que lançou a Carta da Literatura), pelas demais edições da Mostra Literária, do Sarau Literário e o trabalho da ASLIC desde 2006, quando foi criada.
No intervalo, regado a refrigerante e salgadinhos, cortesia da ASLIC, foram entregues flores pela mesma e pela Secretaria de Cultura para a patronesse do VII Sarau Literário de Charqueadas Cláudia Gelb, além da outras apresentações musicias.
Na segunda parte dos trabalhos foram propostas ações futuras da ASLIC, envolvendo o Sarau, a Mostra e outras atividades.
CAFÉ LITERÁRIO
Um Café Literário ficou marcado para o dia 26 de novembro, às 18 horas, na praça de alimentação do Solar Shopping.
RESUMO DO VII SARAU
O VII Sarau Literário procurou valorizar os espaços locais de cultura, pois dessa vez, além da exposição de textos no Solar Shopping, também expomos no Museu de Arte e História de Charqueadas - MAHC e na Biblioteca Municipal prof. Vera Gauss. Nesse mesmo sentido, atividades foram descentralizadas, como a Conferência na Biblioteca Municipal e a palestra de Saldino Pires no Memorial ao Mineiro.
Uma outra atividade paralela foram os bate-papos com escritores locais nas escolas Thietro Pires, Maria de Lourdes e Cruz de Malta, uma idéia a ser aprofundada no próximo Sarau.
Mesmo com os problemas que tivemos devido ao pouco material entregue para divulgação do Sarau (50 cartazes e 300 panfletos entregues uma semana antes do evento!!!) e com as chuvas torrenciais que caíram na segunda e na terça, o Sarau levou as suas atividades um público direto de 620 pessoas (sem contar o público das exposições, não mensurado), o que confirma a força e a viabilidade do evento junto à comunidade local.
Exporam textos no VII Sarau os literatos Juliano Domingues, Daynor Lindner, Noêmia Santos, Joana Guerreiro, Rosilane Rocha, Luciano Domingues, Carlos Guedes, Escola Maria de Lourdes, Antônio Bacamarte e Rejane Barczak.
BATE-PAPO NA ESCOLA THIETRO
Nesta terça-feira as literatas Rosilane Rocha e Joana Guerreiro farão um bate-papo com o escritor na escola Thietro A Pires, no turno da manhã, em atividade solicitada pela escola durante o VII Sarau.
Ontem a noite os literatos locais se reuniram para o Sarau Literário no Solar Shopping, apresentando seus textos. Dentre muita poesia e prosa, momentos marcantes.
Como as leituras emocionadas que a mãe do jovem literato Luis Botelho, Luisa, fez dos textos do mesmo. Em sentido inverso, a pequeja Marjana, de 7 anos, filha de Rejane Rarczak, apresentou textos da mãe para encanto dos presentes.
Daynor Lindner, além da intensidade e bom gosto de suas poesias eróticas, soltou a afinada voz em composição própria, à capela. Ivone Guerreiro fez o mesmo, interpretando a canção Olga, de João Guerreiro. Este, por sua vez, leu poesias suas constantes da IV Mostra Literária de Charqueadas trabalhadas nas escolas durante a semana.
Os escritos da ala jovem, de Luis e Joana, de 14 anos, marcaram pela qualidade demonstrada. O primeiro foi, inclusive, o único a apresentar textos em prosa no Sarau.
A patronesse Cláudia Gelb, basicamente uma escritora de prosa, apresentou, com seu timbre de voz marcante, poemas de outros autores. Rosilane Rocha mais uma vez levou seus poemas de reconhecida qualidade a um Sarau.
Mas o ponto significativo da noite foi a participação da poetisa Valda Tissot Junqueira, patronesse da primeira edição do Sarau Literário, em 2005. Devido a idade avançada e por ter enfrentado recentemente problemas de saúde, Valda não havia ainda comparecido no VII Sarau, marcado pelas chuvas intensas.
Mas ontem, com o sol, a poetisa estava, como disse sua filha Denise, "com o pé que é um leque". Além de ter participado à tarde de uma atividade literária na escola municipal Maria de Lourdes, compareceu no Sarau, onde fez um lúcida intervenção e brindou a todos com a declamação de poema de sua autoria. Denise também apresentou textosde Valda, constantes em seu livro mais recente, Poesia com Data Marcada.
A literatura local agradeceu pela noite de quinta, tradicionalmente "noite de Sarau" em Charqueadas.