João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
13/11/2011 11h31
Entrevista pro Jornal Portal

A simpatississima jornalista Viviane Bueno, do jornal Portal de Notícias, esteve em minha casa no fim de tarde de sexta-feira fazendo uma matéria comigo como colecionador do gibi Tex. Depois da entrevista pro Tex Willer Blog, portal português do Tex do grande José, agora falo do Tex e da minha colação pro Portal daqui da região. Uma honra, Tex merece ser divulgado mesmo.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 13/11/2011 às 11h31
 
13/11/2011 11h26
57ª Feira do Livro de Porto Alegre

Com o amigo Poeta e Escritor Edgar Soares na SESSÃO DE AUTOGRAFOS da 57° Feira do Livro de Porto Alegre - autografando a Obra: JOAQUIM MONCKS & AMIGOS - Dia 04 de Novembro as 16h no Prédio do Memorial do Rio Grande do Sul. Gente muito boa o Edgar, nosso amigo do Recanto das Letras!!! Particiamos do livro do Moncks (organizado ela escritora Neida Rocha) com muita honra.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 13/11/2011 às 11h26
 
02/11/2011 13h49
Texto pra ser lido, da colega de RL Jule Santos

"Sobre o Lula, o câncer e o nódulo da sociedade, vulgo SUS

Acho válido e necessário todo esse debate sobre o SUS, porém acho deselegante certos sentimentos por trás disso.

Deveria ser muito triste qualquer pessoa ter um diagnostico desses. 

Hoje uma paciente apareceu com um nódulo subcutâneo, as caracteristicas eram totalmente benigmas, mas era um "caroço" e se fosse câncer?? E as lágrimas vieram à tona.

Pacientes sempre que necessário são priorizados, mas ainda há muito mais gente do que horário disponível nos consultórios.
E ainda há muita gente procurando o atendimento no lugar errado por se acharem mais espertos ou por quererem um atestado, entupindo o pronto socorro de estupidez.
E às vezes há menos médicos e recursos por pura corrupção... Eu sei...

E você pode me falar que o SUS é uma porcaria. 
Do pouco que vi até agora, desde paciente até médica, digo que você está errado. O SUS, têm seus contrastes, principalmente regionais, desde o pior consultório no interior do Amapá, até o mais avançado centro de pesquisas em São Paulo. 
Mas o SUS é novo, tem uma filosofia bonita e é uma grande conquista, sua história deveria ser ensinada com mais afinco nas escolas, assim como educação em saúde e respeito ao próximo.

Assim como também deveria ser ensinado às pessoas terem consciência de que alguém em risco de morte merece tratamento prioritário e que mentir para ser atendido primeiro não é esperteza, é apenas vergonhoso e me dá nojo.

O SUS, não é perfeito, muito pelo contrário, mas é muito melhor do que já foi e muito melhor do que muitos outros sistemas de saúde de outros países e ainda dá acesso universal!!
Hoje atendi uma chinesa...
Qualquer pessoa pode ser atendida. Em certos lugares do mundo para se ter direito a PAGAR plano de saúde você tem que provar que não têm doença... (oi?)


Você me pergunta, mas o que o Lula tem de melhor do que o meu tio para não se tratar pelo SUS? Além de dinheiro, ele tem o direito à liberdade de escolher onde se tratar. O que pode ser um luxo em muitos lugares do globo.

E ainda te pergunto, vc acha que uma ficha do Lula ficaria mais de cinco minutos esperando pra ser atendida? Em qualquer fila que seja.

Isso não serve de lição à ninguém, além de desperdiçar a chance de outra pessoa realmente necessitada de atendimento urgente.

 E mais ainda te pergunto, o que voce acha que é diferente entre particular e SUS?

São os mesmos médicos, todos formados nas residências financiadas pelo MEC, pelo SUS, que às vezes continuam trabalhando nos dois lugares, e que usam seus conhecimentos , baseados nas pesquisas de ultima geração feitas no Hospital das Clínicas.
A grande diferença pra mim, é o luxo da acomodação.

 Sou uma grande critica do SUS, assim como do Lula, principalmente, ambos por suas falhas na corrupção, mas não vejo razão para o Lula se tratar pelo SUS, ainda mais como forma de castigo, que sadismo! Poxa é câncer e ninguém merece castigo maior que esse.

Agora, gostaria que ele sim, trabalhasse um mês no pronto socorro... Em qualquer um.


 
Jule Santos
Enviado por Jule Santos em 02/11/2011"
 
Para ler e comentar o texto na página da Jule no Recanto, eis o link:
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 02/11/2011 às 13h49
 
30/10/2011 21h28
VII Sarau encerra com debate sobre rumos da literatura local

Na sexta-feira à noite a ASLIC e a Secretaria de Cultura resolveram substituir o Sarau Musical pela realização da Conferência de Cultura, que não havia sido realizada na segunda devido a problemas de energia elétrica na Biblioteca Municipal.

Os trabalhos iniciaram com a apresentações musicais.

Após os literatos presentes avaliaram as atividades literárias em Charqueadas a partir da Iª Mostra Literária, de 1998, passando pela Conferência de Cutura de 2005 (que lançou a Carta da Literatura), pelas demais edições da Mostra Literária, do Sarau Literário e o trabalho da ASLIC desde 2006, quando foi criada.

No intervalo, regado a refrigerante e salgadinhos, cortesia da ASLIC, foram entregues flores pela mesma e pela Secretaria de Cultura para a patronesse do VII Sarau Literário de Charqueadas Cláudia Gelb, além da outras apresentações musicias.

Na segunda parte dos trabalhos foram propostas ações futuras da ASLIC, envolvendo o Sarau, a Mostra e outras atividades.

CAFÉ LITERÁRIO

Um Café Literário ficou marcado para o dia 26 de novembro, às 18 horas, na praça de alimentação do Solar Shopping.

RESUMO DO VII SARAU

O VII Sarau Literário procurou valorizar os espaços locais de cultura, pois dessa vez, além da exposição de textos no Solar Shopping, também expomos no Museu de Arte e História de Charqueadas - MAHC e na Biblioteca Municipal prof. Vera Gauss. Nesse mesmo sentido, atividades foram descentralizadas, como a Conferência na Biblioteca Municipal e a palestra de Saldino Pires no Memorial ao Mineiro.

Uma outra atividade paralela foram os bate-papos com escritores locais nas escolas Thietro Pires, Maria de Lourdes e Cruz de Malta, uma idéia a ser aprofundada no próximo Sarau.

Mesmo com os problemas que tivemos devido ao pouco material entregue para divulgação do Sarau (50 cartazes e 300 panfletos entregues uma semana antes do evento!!!) e com as chuvas torrenciais que caíram na segunda e na terça, o Sarau levou as suas atividades um público direto de 620 pessoas (sem contar o público das exposições, não mensurado), o que confirma a força e a viabilidade do evento junto à comunidade local.

Exporam textos no VII Sarau os literatos Juliano Domingues, Daynor Lindner, Noêmia Santos, Joana Guerreiro, Rosilane Rocha, Luciano Domingues, Carlos Guedes, Escola Maria de Lourdes, Antônio Bacamarte e Rejane Barczak.

BATE-PAPO NA ESCOLA THIETRO

Nesta terça-feira as literatas Rosilane Rocha e Joana Guerreiro farão um bate-papo com o escritor na escola Thietro A Pires, no turno da manhã, em atividade solicitada pela escola durante o VII Sarau.

 

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 30/10/2011 às 21h28
 
28/10/2011 13h01
Quinta à noite é dia de Sarau

Ontem a noite os literatos locais se reuniram para o Sarau Literário no Solar Shopping, apresentando seus textos. Dentre muita poesia e prosa, momentos marcantes.

Como  as leituras emocionadas que a mãe do jovem literato Luis Botelho, Luisa, fez dos textos do mesmo. Em sentido inverso, a pequeja Marjana, de 7 anos, filha de Rejane Rarczak, apresentou textos da mãe para encanto dos presentes.

Daynor Lindner, além da intensidade e bom gosto de suas poesias eróticas, soltou a afinada voz em composição própria, à capela. Ivone Guerreiro fez o mesmo, interpretando a canção Olga, de João Guerreiro. Este, por sua vez, leu poesias suas constantes da IV Mostra Literária de Charqueadas trabalhadas nas escolas durante a semana.

Os escritos da ala jovem, de Luis e Joana, de 14 anos, marcaram pela qualidade demonstrada. O primeiro foi, inclusive, o único a apresentar textos em prosa no Sarau.

A patronesse Cláudia Gelb, basicamente uma escritora de prosa, apresentou, com seu timbre de voz marcante, poemas de outros autores. Rosilane Rocha mais uma vez levou seus poemas de reconhecida qualidade a um Sarau.

Mas o ponto significativo da noite foi a participação da poetisa Valda Tissot Junqueira, patronesse da primeira edição do Sarau Literário, em 2005. Devido a idade avançada e por ter enfrentado recentemente problemas de saúde, Valda não havia ainda comparecido no VII Sarau, marcado pelas chuvas intensas.

Mas ontem, com o sol, a poetisa estava, como disse sua filha Denise, "com o pé que é um leque".  Além de ter participado à tarde de uma atividade literária na escola municipal Maria de Lourdes, compareceu no Sarau, onde fez um lúcida intervenção e brindou a todos com a declamação de poema de sua autoria. Denise também apresentou textosde Valda, constantes em seu livro mais recente, Poesia com Data Marcada.

A literatura local agradeceu pela noite de quinta, tradicionalmente  "noite de Sarau" em Charqueadas.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 28/10/2011 às 13h01
Página 88 de 148