Como alguns periódicos estão comemorando hoje os 100 anos da Revolução Russa, vou explicar, novamente, o motivo dessa duplicidade de datas: em 1917, o calendário utilzado na Rússia era o juliano, que tinha uns dias de atraso em relação ao gregorino, utilizado em quase todo o Ocidente.
Assim, a Revolução Russa, pelo calendário juliano, começou em fevereiro, com a queda do Czar, e foi "concluída" em outubro, com a tomado do poder pelos bolcheviques. Quando se usa o calendário geegoriano, as datas passam para março e novembro, respectivamente. John Reed, em 10 Dias que Abalaram o Mundo, usa as datas corrigidas pelo calendário gregoriano. Já China Miéville, que lancou o livro Outubro (foto acima) recentemente, prefere se ater ao calendário vigente á época, o que eu acho, também, o mais adequado.
Para mim é 25 de outubro, a Revolução de Outubro, portanto.
Erasmo Carlos contou no show que a primeira vez que ele veio em Porto Alegre foi na inauguração da extinta TV Piratini, em 1959. Logo, em breve, fartá 60 anos de carreira. Foi muito bom vê-lo ativo e criativo, aos 76 anos, sobre o palco do teatro do Shopping Bourbon Country. Um lição sobre e para a vida da gente, de quer, como diz a canção dele, ´"é preciso saber viver". Isso foi no sábado, dia 4 de novembro.
Billy Brandão, guitarrista solo da turnê Gigante Gentil, mostrou como colocar timbres e técnicas à serviço das canções, excelente o cara.
Depois de ver Erasmo, o The Who, desde 1964 na estrada, e o Agnaldo Timóteo, aos 81 anos, mandando ver, a gente aprende algo.
Ao fim da noite, lá pelas 00:30h, ainda deu para ver uma pedaço da bamda de hard rock acústico Hardest tocando no Muralha Charqueadas, Muito bons os caras, como sempre.
Em 31 de outubro de 1517, o monge e teólogo Matin Lutero pregava suas 95 teses na porta da igreja de Wittengerb. O Ocidente nunca mais seria o mesxmo.
Ler esse livro do jornalista estadunidense John Reed leva a uma reflexão sobre os 100 anos da Revolução Russa que dá excelentes dicas sobre a atualidade brasileira, de como um presidente sem legitimidade popular consegue se manter no poder e fazer graves reformas contra os assalariados, num ambiente de baixa consciência de classe e fragilidade de partidos políticos de esquerda e sindicatos. O estudo da Revolução Russa joga luz sobre o presente em nosso país
Hoje, 25 de outubro, é o aniversário de 100 anos da Revolução Russa, pelo calendário juliano, em vigência no país à época. E, hoje, tocamos Olga, eu e minha mãe, no Shopping Solar, em Charqueadas, num evento do Conselho Municipal da Mulher, COMDIM.
Olga é uma canção sobre a militante comunista Olga Benário Prestes, fiz a letra e a música e ela entrou no CD de uma das edições da Mostra de Música de Charqueadas.
FOTOS - http://www.souzaguerreiro.com/album.php?ida=18250
OLGA (áudio da canção) - http://www.souzaguerreiro.com/audio.php?cod=18258