João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
11/08/2010 09h48
Seleção do Mano estréia muito bem
O futebol brasileiro é de alto nível mesmo. Mal saiu de uma Copa, renova o time, faz um amistoso na casa do adversário contra uma seleção entrosada, os EUA, com praticamente o mesmo time da Copa, e ainda vence com folga o jogo, por 2x0 e dando um chocolate na outra equipe. Realmente, o futebol nacional é um motivo de orgulho e de elevação de auto-estima do povo brasileiro.
Em primeiro lugar, confirmou o que já se sabe: esses meninos do Santos são realmente uma grande geração: Ganso, Neymar e o “veterano” Robinho. Grande Santos de Pelé, continua a municiar de estrelas o nosso futebol! É um privilégio assistir esses caras jogando bola.
De outro lado, o gaúcho de Passo do Sobrado (a cidade entrou no imaginário do país!), Mano Menezes, demonstra que tem estrela também. Desde os trabalhos no 15 de Novembro de Campo Bom e do Caxias de Caxias do Sul, passando pela seu sucesso no Grêmio e no Corinthians, vem ficando claro que somos contemporâneos de um nome que vai entrar pra história de nosso futebol.
Os jogadores “gaúchos” também me deram muita alegria: Victor, paulista que defende o Grêmio, fechou o gol; o também gremista Lucas, mato-grossense hoje no Liverpool da Inglaterra, mostrou o volante diferenciado que é; o paranaense Pato, formado no Internacional, jogou bem no ataque e fez o seu gol, com a qualidade de sempre; o gremista e gaúcho de Ajuricaba Carlos Eduardo, hoje no futebol alemão, entrou bem no segundo tempo do jogo.
Um público de 77.223 pessoas teve o privilégio de testemunhar a estréia da seleção de Mano Menezes. Tenho certeza que estamos no bom caminho pra 2014.

Nota – o jogo de ontem não foi transmitido em TV aberta, só em canal fechado, pago. Nem sei os motivos, mas acho isso um absurdo! Tudo bem que futebol é $$$, mas a seleção nacional é um patrimônio público, um símbolo pátrio, inadmissível os brasileiros terem de pagar pra ver ou ficarem sem assistir ao jogo por falta de grana.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 11/08/2010 às 09h48
 
11/08/2010 09h41
CBF dá camisa pra jornalista da Globo
O jornalista da Globo envolvido no bate-boca com Dunga numa coletiva durante a Copa da África, ganhou uma camisa da seleção com o seu nome. Parece que foi entregue ontem, no jogo contra os EUA, junto com uma para o ator Tom Cruise.
Nada a ver. Nem uma nem outra camiseta.
Acho que, não fosse pelos termos utilizados, Dunga fez muito bem ao dividir bola com esse pessoal da imprensa. Quem os elegeu representantes do povo brasileiro? Que comprem suas brigas e segurem as pontas depois.
A CBF só mostrou com isso quem é que manda realmente no futebol.
Pura palhaçada isso tudo.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 11/08/2010 às 09h41
 
11/08/2010 09h34
Renato treinará o Grêmio
Falei no tópico abaixo aqui do Meu Diário da minha contrariedade com essa coisa de curto prazo de ir trocando técnico a cada mal momento do time, coisa que o Grêmio também está fazendo.
Mas se a direção do Grêmio tem pecado nesse ponto, também sou obrigado a reconhecer que tem demonstrado sabedoria nas substituições que faz. Agora, após a demissão do competente Silas, contratou Renato Portalupi, que vinha treinando o Bahia na série B do Brasileiro, com sucesso. Em período de eleição no cluber, a opção também tende a calhar politicamente.
Também conhecido como Renato Gaúcho, o novo treinador é o maior ídolo da história gremista como jogador. Foi o principal destaque da conquista do Mundial Interclubes de 1983, quando o Grêmio bateu o Hamburgo da Alemanha por 2x1, em Tóquio, no Japão.
Renato, na minha opinião, é um dos bons técnicos emergentes no Brasil, assim como Silas. Foi campeão da Copa do Brasil e vice da Libertadores com o Fluminense. Não é pouca coisa, tem técnico de longa data que não tem esses títulos no cartel (como o atual técnico do Inter, Celso Roth, outro ótimo profissional, que está decidindo a Libertadores desse ano).
Espero que o Renato marque a história do Grêmio como treinador também.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 11/08/2010 às 09h34
 
09/08/2010 10h46
Grêmio demite Silas
(Na foto, Silas, o presidente do Grêmio Duda e o diretor de futebol Meira, também demitido)

Nem sei porque ainda escrevo sobre essas coisas, vai ver é o costume.

O Grêmio perdeu ontem em casa de 2x1 pro líder do brasileiro Fluminense, sem vários titulares, e demitiu o bom técnico Silas, devido aos maus resultados recentes.
Eu, particularmentre, acho que o futebol é longo prazo, demitir treinador é solução que não é solução.

Silas ficou em sexto no brasileiro do ano passado com o Avaí, com um grupo bem menos qualificado que esse do Grêmio. Fez uma baita campanha no primeiro semestre desse ano, 15 vitórias seguidas, campeão gaúcho, venceu grenal no Beira Rio, semifinalista da Copa do Brasil, onde jogou de igual pra igual com o grande time do Santos. Em suma, um dos bons treinadores que estão despontando no futebol brasileiro.

Agora o demitem, numa solução fácil e demagógica pra agrador setores inconsequentes e volúveis da torcida, devido aos maus resultados pós Copa do Mundo. Deviam ter deixado ele, o Grêmio sairia desse mau momento, dessa gripe que acometeu o time.

Agora já era, mais um montão de grana pra trocar de treinador. O mesmo erro do ano passado, quando demitiram Roth devido ao insucesso em grenais, trouxeram por um balaio de dinheiro o Paulo Autuori e nãõ resolveu nada, fomos mal no Brasileiro e na Libertadores.
Agora o Autuori tá ganhando grana nas arábias e o Roth tá na final da Libertadores com... o Inter!
A direção gremista não aprende com os erros.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 09/08/2010 às 10h46
 
09/08/2010 10h37
Falecimentos
O mundo é um ir e vir contínuo.
Por esses tempos foram daqui deste plano alguns Charqueadenses meus conhecidos: Sadi Petinelli, Almeri Maurício e Alvino Cabral. O primeiro pai do Dálvio Petineli, o segundo presidente da Associação dos Feirantes, foi do Conselho Municipal de Cultura junto comigo numa gestão. O Alvino Cabral, que eu só conheci pelo nome e pela obra, foi um compositor antigo daqui da cidade, escrevia canções sobre os mineiros (www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/6009).
Que Deus os tenha em seu infinito amor.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 09/08/2010 às 10h37
Página 105 de 149