João Adolfo Guerreiro

Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.

Textos


Sexta do Cel. Leão e domingo do 20 de Setembro

Em 18 de setembro de 1839 o coronel farroupilha José Manuel de Leão foi morto em sua charqueada, próxima ao Arroio dos Ratos, em Charqueadas, por tropas imperiais comandadas por Francisco Pedro de Abreu, que entrou para a história mais conhecido como Chico Pedro ou Moringue. O Coronel Leão tombou pela Revolução Farroupilha. Essa sexta-feira, portanto, marca os 181 anos de sua morte em combate.

Como já escrevi muito sobre ele aqui no Portal de Notícias, esse ano apenas faço essa menção, para que esse fato único na história de Charqueadas não passe em branco, visto que - não canso de lembrar isso - ele não nomeia rua, avenida, praça, piquete, CTG ou escola em Charqueadas e, além disso, é  erroneamente citado por muitos como pai do dramaturgo triunfense Qorpo Santo. Então, hoje é a sexta-feira do Coronel Leão e domingo será 20 de Setembro, data magna do Rio Grande do Sul, e uma coisa, vê-se, tem tudo a ver com a outra.

Para quem tiver curiosidade em saber algo a respeito da vida do coronel, deixo um link para alguns artigos que escrevi sobre o mesmo, onde aprofundo o que escrevi acima: 


Os 180 anos da morte do Leão farrapo charqueadense (2019)  - https://www.souzaguerreiro.com/visualizar.php?idt=6747353
José Manuel, o farrapo esquecido (2016) - https://www.portaldenoticias.com.br/ler-coluna/212/jose-manuel-o-farrapo-esquecido.html
O Leão farroupilha de Charqueadas (2013) - https://www.souzaguerreiro.com/visualizar.php?idt=4494231
 
João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 18/09/2020
Alterado em 18/09/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras