João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
13/04/2009 16h13
Morreu dormindo, indo do mundo dos sonhos pro além
CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2009
 
Morre o escultor Xico Stockinger
 
 
O escultor Xico Stockinger morreu ontem, aos 89 anos, em sua residência, na zona Sul de Porto Alegre. Austríaco naturalizado brasileiro, o artista plástico foi encontrado morto por familiares enquanto dormia. O velório ocorre hoje, a partir das 7h30min, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs).
No domingo de Páscoa, Stockinger participou de almoço com familiares. Em casa, por volta das 16h, deitou-se para descansar. A sua morte foi percebida horas depois, quando a empregada da família levou o lanche até seu quarto. 'Ele faleceu dormindo, em paz', disse a nora Itamara Stockinger. Casado com a museóloga Ieda Stockinger, de 90 anos, o escultor completaria a mesma idade da esposa no dia 7 de agosto deste ano. Além da companheira, Xico deixa os filhos Francisco Antônio e Jussara e os netos Alexandre, Francisco Tiago e Leonardo.
Nascido na Áustria, em 1919, Francisco Alexandre Stockinger criou-se em São Paulo e iniciou sua carreira no Rio de Janeiro. Em 1954, mudou-se para Porto Alegre, onde fez xilogravuras e caricaturas. Naturalizou-se brasileiro em 1956 e, no mesmo ano, foi eleito presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Em 1961, Xico fundou o Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e em 1967 presidiu o Margs. 'Estamos perdendo um mestre da cultura brasileira, grande incentivador de jovens escultores', afirmou o atual diretor do Margs, Cézar Prestes.
Conhecido nacionalmente pela confecção de guerreiros em ferro e madeira, associados à resistência à ditadura militar, o escultor produziu até seus últimos dias. Entre os seus trabalhos, destaca-se uma das obras de arte mais famosas da Capital: escultura de Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana na Praça da Alfândega – refeita após o furto de uma peça.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 13/04/2009 às 16h13
 
24/03/2009 21h13
Pai coruja
Hoje levei a minha filha pra participar de uma seleção de crianças que cantam aqui em Porto Alegre, promovida pela produção do Domingão do Faustão no prédio da RBS TV. A guria escolheu Don't Look Back In Anger, do Oasis, pra cantar!!! Levei a partitura e o pianista lá tocou legal, e a guria cantou bem. Não sei se vai ser selocionada, mas foi um barato ouví-la acompanhada ao piano cantar Don't Look...
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 24/03/2009 às 21h13
 
23/03/2009 16h42
Desfiles da Gincana de Charqueadas 2009
(Fotos - Marcelo Cairuga)

No sábado pela noite defilei na Gincana de Charqueadas, desde o tempo do Stress eu não saía. Bem legal. O tema do desfile do GR, como já falei aqui neste diário, foi "Nossa terra, nossas paixões", onde priorizaram a questão futebolística do Grenal. Desfilei na ala que representava o Grêmio, muito boa. Belo e bem animado o desfile, bem como o das outras equipes, TNC e SPN.
Acho que a prefeitura tem de priorizar a iluminação e a questão dos sanitários durante os desfiles, já não pode mais ficar como está, visto o porte e a repercussão regional do evento, extremamente significativo em se tratando de uma cidade de apenas 30 mil habitantes, o nosso "caranaval fora de época"..



Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 23/03/2009 às 16h42
 
12/03/2009 20h36
XX Rodeio Estadual de Charqueadas
No último final de semana (7 e 8 de março), estive no Rodeio daqui de Charqueadas, que ocorreu de 4 a 8 de março. Bom, na média dos últimos anos, embora sem o mesmo pique do de 2008.
Esse ano também ocorreram dois shows por noite no Palco Principal, só que, dessa vez, abriram espaço para um dos shows serem de artistas locais: assisti os de Alex Camboim (sábado) e de Gustavo Netto (domingo) e gostei de ambos. Nos mnesmos dias, respectivamente, tocaram os ícones da música gaúcha Daniel Torres e Elton Saldanha (foto), ambos muito bons. O show do Elton esteve diferenciado, pois, nos últimos dois anos, foi o primeiro que veio com uma dupla de vocais de apoio feminina. Os outros, geralmente, preferem as variações harmônicas instrumentais.
Esse ano não acampei, como fiz nos últimos anos. Sei lá, não deu vontade. A chuva que caiu por terça-feira me desanimou.
Fora os shows, o Rodeio estava como o de costume, nas provas artísticas de canto e dança e nas campeiras de tiro de laço e gineteada. Eu vou mais pra curtir o ambiente bucólico e ver os shows, sempre.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO AQUI NO SITE.

Se você que está lendo esse texto um dia quiser passar por Charqueadas, recomendo vir no início do mês de março e dar uma passada no Rodeio ou, da metade pro final do mês, conferir a Gincana do Município, informando-se antes o dia do Baile da Rainha ou (principalmente) o dia do Desfile das Equipes, um evento, aqui, maior que o Carnaval.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 12/03/2009 às 20h36
Página 122 de 149