João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
23/09/2010 11h37
Rejane Barczak da Silva, patronesse do VI Sarau Literário de Charqueadas
Foto - Acima, Alda Silveira (patronesse do V Sarau) e, embaixo (de rosa), Rejane Barczak com o secretário da Cultura Jerônimo.

Nasceu em 14.02.1961 em Arroio dos Ratos, filha de Pedro Rodrigues da Silva e de Eugênia Barczak da Silva. Casada com Mauro Cesar Carpes e mãe de Marjanna Barczak da Silva Carpes. Aos 8 anos começou a escrever seus primeiros versos e músicas.
Estudou nas escolas do Sindicato dos Mineiros, Henri Duplan, Instituto de Educação de SJ e formou-se em Pedagogia pela FAPA/POA, onde também fez pós-graduação em Educação Psicomotora e Psicopedagogia Clínica (La Salle/Canoas), além de ter cursado Espanhol na Ulbra SJ.
Professora, atuou nas escolas Arthur Dornelles, Pio XII, Qorpo Santo, Carolino Euzébio Nunes, Henri Duplan, Biblioteca Pública de Triunfo e, atualmente, na escola Piratini.
Compositora e escritora, participa da ASMUCC (Associação de Músicos e Compositores de Charqueadas) e da ASLIC (Associação de Literatura de Charqueadas). Teve trabalhos inclusos na Mostra de Música de Charqueadas, I e II Painel de Poesia de Triunfo, poesia "Droga" prevenção em campanha promovida pelo SESI, II III e IV Mostra Literária de Charqueadas e em todas as edições do Sarau Literário de Charqueadas. Patronesse da Feira do Livro de Charqueadas (2002) e do VI Sarau Literário de Charqueadas (2010).
Publicou o livro Momentos de vida, e está trabalhando nas seguintes obras: Contos Charqueadenses, Plumas ao Vento, Clamor das Águas, Amores de Infância e Colleção Minha Coelinha.

VI SARAU LITERÁRIO
DE CHARQUEADAS
De25 a 29 de out 2010
No Solar Shopping.
Patronesse : Rejane Barczak da Silva


Programação:

25 - Seg
Manhã/Tarde - Montagem painéis de textos de escritores locais.
Noite - Peça teatral Coisas & Loisas, com Alda Silveira e Rosana Augustin.
Noite - Lançamento do edital da Mostra Literária de 2010
26 - Ter
Noite - Sessão solele na Câmara de Vereadores
27 - Qua
Tarde - Sarauzinho - Palestra com escritor Mário Pirata
28 - Qui
Noite - Sarau Literário
29 - Sex
Noite - Sarau Musical

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 23/09/2010 às 11h37
 
22/09/2010 20h41
20 de setembro: casa fechada e outras gafes
CASA DE BENTO GONÇALVESa casa onde o líder maior da Revolução Farroupilha (1835 - 45) nasceu fica aqui na minha região, em Triunfo.  Pois na Semana Farroupilha, em pleno 20 de setembro,  a casa estava...  fechada. A casa também é um museu sobre Gonçalves. A justificativa eram as reformas que ainda devem iniciar. Mas não poderiam fechar depois da Semana Farroupilha!!!!
Vai ver que o pessoal que trabalha lá teve que fazer umas "diárias" em algum curso por aí.... Eh eh eh eh eh, brincadeirinha (Triunfo é conhecida nacionalmente como a cidade onde os vereadores e familiares fazem diárias para cursos legislativos picaretas, que mais servem para turismo pago com o $$$$ do contribuinte).


REFORMA DA CASA - Pois o orçamento da reforma da casa em questão é de 350 mil reais!!!! Meu Deus, eu conheço a casa (foto acima)  e não imagino onde colocar tanto dinheiro nela! Tudo bem , sou ignorante em reformas de prédios históricos.

MARINA SILVA NO ACAMPAMENTO FARROUPILHA EM POA - Pois a candidata a presidente  pelo PV foi lá prestigiar o evento máximo dos gaúchos. Saiu nos jornais que ela não andou de carroça por ter labirintite, que não tomou chimarrão por ser sensível a cafeína (componente que existe na erva mate) e que não comeu carne por ser vegetariana. Mas meu Deus do céu, então o que que a Marina foi fazer lá? Melhor que não tivesse ido, só perdeu votos assim, creiam. É como ir na Amazônia e falar mal dos seringueiros e da floresta.

YEDA DEU UM BALÃO NOS TRADICIONALISTAS -
Saiu também nos jornais que a Yeda só assitiu aos desfiles militares no 20 de setembro e que, na hora em que as entidades tradicionalistas e os cavalarianos adentraram a avenida, já tinha ido embora. O presidente do MTG foi no palanque pedir simbolicamente autorização da mesma para as entidades desfilarem e ela não estava. Sabe de uma coisa, bem feito! Quem mandou o MTG ter apoiado publicamente a Yeda na campanha de 2006.
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 22/09/2010 às 20h41
 
20/09/2010 19h30
20 de setembro em Charqueadas
Esta é a data maior do Rio Grande do Sul. Marca a tomada de Porto Alegre pelos Farroupilhas em 1835.
Em todos as cidades do estado ocorrem desfiles, análogos aos do 7 de Setembro. Só que nestes não são escolas, mas sim entidades tradicionalistas que desfilam à cavalo e com carros alegóricos.
Em Charqueadas não foi diferente.

Mais fotos: www.souzaguerreiro.com/foto.php


Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 20/09/2010 às 19h30
 
19/09/2010 21h32
Foi o vinte de setembro...
Hino do Rio Grande do Sul
Composição: Francisco Pinto da Fontoura / Joaquim José de Mendanha

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


Querência Amada
(Teixeirinha)

"Deus é gaúcho
Da espora e mango
Foi maragato ou foi chimango
Querência amada
Meu céu de anil
Este Rio Grande gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil"
 
Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 19/09/2010 às 21h32
 
15/09/2010 23h39
Grêmio 1x0 Palmeiras: continuam nos garfando no Olímpico!
Acabei de Chegar do Olímpico, onde assisti Grêmio x Palmeiras.

Vocês sabiam que o primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro foi feito por um argentino que jogava no Grêmio? Pois foi assim, Scotta era o nome dele, centroavante. Foi em 07 de agosto de 1971, e o Grêmio ganhou do São Paulo no Morumbi por 0x3, dois gols de Scotta e um de Flecha.

Pois hoje o Grêmio fez o seu jogo de número mil em Brasileiros, novamente contra um paulista, mas dessa vez perdeu em casa.
Mas os juízes andam metendo a mão no Grêmio!!! Fui ver o jogo Grêmio 1x2 Santos e foi a mesma coisa.

Hoje, contra o Palmeiras, o juiz deu uma falta inesistente que resultou no primeiro gol do Palmeiras, numa cobrança de cinema de Marcos Assupção. Depois não deu um pênalti a favor do Grêmio, o cara do Palmeiras colocou a mão na bola dentro da área. Um escândalo isso!
Sei lá, vai ver os "deuses do futebol" estão bravos por Fábio Koff, ex-presidente gremista, ter ganho a eleição do Clube dos 13 do candidato da CBF e resolveram nos castigar.... Só pode, sempre erram contra a gente! Qualquer coisa é pênalti contra o Grêmio, mas pênalti a favor é raro!

Mas não fiquei bravo com a derrota, pois ela só aconteceu com a intervenção do juiz, não foi ruindade do time. E o Palmeiras, mesmo com a ajuda do árbitro, jogou bem. Méritos para Felipão.

Uma festa bonita de aniversário, 38 mil pessoas no Olímpico.
Vamos em frente Grêmio, mesmo sendo garfados em casa.
Mais 107 anos nos aguardam, outros mil jogos em brasileirões também.

Publicado por João Adolfo Guerreiro
em 15/09/2010 às 23h39
Página 102 de 148