Este 13 de maio marca o centenário das aparições marianas em Portugal, para três crianças. Pela importância do fato para o Ocidente, dada a predominância do catolicismo, achei pouca a repercussão nos jornais gaúchos hoje. Nenhum deles trouxe matéria abordando a história.
Mais informações em: https://fatima.arautos.org/as-seis-aparicoes-de-fatima/
Foi ontem, hoje já é história. Um grande feito de um time do interior do RS. Novo Hamburgo 1x1 Inter. 3x1 nos pênaltis. Anilado confirmou melhor campanha jogando em Caxias do Sul,no estádio Centenario. Não perdeu para a dupla grenal em 6 jogos no torneio (trêm empates com o Grêmio e uma vitória e dois empates contra o Inter). Título inconteste, não por acaso, por competência.
Tenho relaxado assistindo Bones, ultimamente. O bom desses seriados é que você pode comprar ou alugar os DVD's da série ou mesmo olhar na Netflix. Outra coisa: ao contrário das novelas, onde você tem de assistir os capítulos para encadear a história, nos seriados gringos cada episódio é uma trama específica, uma história com início, meio e fim. E eu adoro isso e, por tal, não gosto de novelas.
Na ordem, já assisti, integralmente, Criminal Minds, Supernatural, Once Upon A Time e Vikings. E todas são séries meio violentas, mas eu relaxo assistindo-as, devido a uma dose de humor nelas contido, acho. Com excessão de Once, que é leve e meio ao estilo novela, mas como peguei todas as temporadas de uma vez, fui adiante. Ah, Vikings também é meio estilo novela.
Comecei com Criminal e Supernatural ao vê-las na TV. Há anos não assitia a nada na TV (fora o Top Top da MTV), mas como tenho deitado mais cedo já a alguns anos, acordo na madruga e, ao passar pelos canais, paro para ver se algo me agrada, Criminal e Supernatural interessaram-me. Acho que Bones também foi o caso. Não gostava dos CSI, muita tecnologia, Bones me pareceu mais cientificamente palatável. Pura subjetividade minha, confesso. Bones é antropóloga, é da minha formação, por isso o interesse. Criminal também, tem muito de ciências humanas nas investigações, na elaboração e uso dos perfis dos criminosos seriais.
Um outro lance é que esses seriados se passam numa realidade que não é a da gente, assim interagimos pouco com elas e acabamos relaxados. Claro que percebo os componentes ideológicos presentes em cada seriado, entretanto tais são exteriores à realidade histórico-social em que vivo. Daí fica instrutivo e divertido, não provoca posicionamentos ante a obra.
Outras séries famosas, além dessas, não me interessaram a ponto de assitir.
1º de Maio, dia de lembrar que nossos direitos foram conquistados e serão mantidos por meio da luta coletiva. Um grande abraço aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e do mundo.
Porque digo que o Novo Hamburgo larga em vantagem? A foto escolhida explica: o Inter vai para a final só com o seu segundo goleiro, estando ele sem condições plenas de jogo. Pelo que vimos na partida de hoje, com o NH segurando o Inter, sempre em vantagem no placar, ante um Beira Rio lotado, isso será uma grande desvantagem, principalmente se a final for para os pênaltis. Assim, mesmo sem favoritos ao título, as chances do "Noia" ser campeão pela primeira vez são reais, não mais uma zebra.