Ontem estive junto com o Lucas, a Carla e o Marcelo representando o Jornal Portal de Notícias na Câmara de Vereadores de Charqueadas, onde este veículo de comunicação regional recebeu Moção de Aplauso proposta pelos vereadores daquela casa legislativa em virtude dos seus 21 anos de atividade.
Foi uma honra e um privilégio muito grande para mim participar desta justa homenagem. Escrevi a primeira vez para o Portal de Notícias em junho de 2012 e, a partir de julho do mesmo ano, passei a colaborar regularmente, tudo isso ainda no período da versão impressa. Logo, fui do papel para o virtual junto com o Portal e tudo isso, igualmente, foi e é uma honra e um privilégio.
A proposta dos vereadores Patrick, Paula e Rose é o devido reconhecimento ao papel social que o Jornal Portal de Notícias, liderado pelo triunfense radicado em São Jerônimo Marcos Essvein, vem realizando em favor tanto de Charqueadas quanto da Região Carbonífera ao longo dessas duas décadas de atividade na seara da comunicação, das quais sou testemunha enquanto leitor e colaborador. Em momentos prósperos ou dramáticos de nossas comunidades, nesse tempo, esteve o Portal presente, cumprindo sua função social.
Especificamente na área em que atuo, a literatura, só pra citar um exemplo onde possuo pleno conhecimento de causa, o Portal de Notícias - então um veículo com apenas um ano de atividade - foi parceiro de primeira hora na criação do Sarau Literário de Charqueadas, em 2005. E que parceiraço, em todos esses anos, durante as onze edições do evento! E, vejam só, a Associação de Literatura de Charqueadas e o Clube do Livro de Charqueadas, entidades que promoveram o Sarau deste ano, igualmente foram homenageados na noite passada.
Esse exemplo é apenas um dos a demonstrar que o vínculo do Portal com a vida das cidades de nossa região é tanto vocação quanto signo, indissociáveis. E isso não é pouca coisa: revela o passado, registra o presente e determina o legado futuro de ambos, veículo e comunidades, envolvidos numa interação criativa e construtiva neste tempo e neste espaço.
Aplausos pra o Jornal Portal de Notícias pela moção recebida e aplausos para os vereadores pela pertinente iniciativa. E o meu muito obrigado a ambos, enquanto cronista, leitor e cidadão charqueadense.