João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Manhã de sexta-feira com chuva

 

Bem casado é quem bem vive? Ah, concordo plenamente com isso, mas bah. De que adianta namorar certinho, nos conformes, noivar, ir no cartório fazer o registro civil e depois trocar alianças e juras na frente do padre se a Princesinha linda e fofa, após um ano, virar uma megera que te inferniza a vida por qualquer bobagem inútil e sem importância? Ou ter de ficar remendando os fundilhos das calças do Príncipe Encantado de tanto que o desgraçado fdp as rasga pulando cerca pela vizinhança? Não dá, né? Sem chance!

 

Então é isso, bem casado é quem bem vive. Não que tu não possas seguir à risca o script do namoro ao matrimônio e viver muito bem, ser mui bem casado, eis que o segredo não está na fórmula seguida. Chegar na frente do padre sem convicção é teatrinho, e teatro é de mentirinha, é só pose, não é às ganhas, mas Deus tá vendo. Um casal que só junta os trapos pode tanto se dar bem como navegar numa canoa furada, também. O segredo é a liga entre o casal, a química, o amor que cimenta os tijolinhos da construção daquele relacionamento. Se não tem isso, não tem nada, não importa a fórmula que se use. Não tem fórmula, só tem segredo, e o segredo é esse: o cimento que une os tijolinhos. Claro, tu não pode também urinar na argamassa pra mexer o cimento, que aí não vai dar liga. Tem que ter mestria, sabedoria, além do amor e da boa vontade. E não ser egoísta. O egoísmo é o ácido para tudo na vida, principalmente para o casamento.

 

E, como estamos numa manhã de sexta-feira com chuva, fico pensando em coisas sobre esse assunto...

 

A sonoridade das palavras. Isso é importante. O som das palavras, como elas soam aos teus ouvidos. Imagina aquela canção que tu gosta bastante, tipo Oceano do Djavan. Só que tu não vai escutar ela, mas sim ler a partitura. Tá tudo ali, escrito: a melodia vocal, os violões, as linhas de baixo, os teclados, a bateria. Então tu lê aquilo e vai montando o som na tua cabeça e curtindo... Né? Mas claro que não, oras! Por acaso tu sabe ler partitura? Consegue imaginar os sons surgindo na tua cabeça só de olhar as notas e as pausas na pauta? Claro que não, nem com a clave de sol mais iluminada deste mundo de Deus - ah, chegarei nele mais adiante. Na verdade somos 99% analfabetos musicais, só conhecemos música a ouvindo.

 

Então imagines as palavras assim, só de ouvido, sem as ler, sem olhar sua forma escrita. Nesse sentido, eu sinto um incômodo profundo nas orelhas ao ouvir "esposo" e "esposa". Como assim, tu casa e a pessoa já é o teu "ex"? Nada a ver! Tá, sabemos que o esposa é com "s" e não com "x", mas de ouvido soa a mesma coisa, não é mesmo? Aquele "es" fica me soando "ex" na cabeça. Incomoda, incomoda demais, neura pura, mas fazer o que, a gente é o que é com as nossas esquisitices. Então eu uso posa. Assim como uso trupício pra pessoas incomodativas. Ora, ninguém deixa de ser um trupício, então pra que usar estrupício? É trupício e pronto, soa bem aos ouvidos. Posa soa bem melhor que esposa.

 

E chegamos assim a Ele, Deus. O Pai, o Senhor. O Onipresente, Onisciente e Onipotente. Ele sabe melhor que tu quem tu és e o real motivo de tu fazeres as coisas. Tu te engana, mas não engana a Ele. Então, se tu junta os trapos de alma e coração puros, Ele sabe e te abençoa, assim no más, sem pedir nada pra ti. Sem exigências ou protocolos superiores. E sabemos que nada é mais superior do que Ele, que é o elo final da corrente, digamos. Mas daí tu resolve que vai ir na frente do padre, do pastor, do pai-de-santo, do médium, etc, e vai casar no religioso. E daí Deus tá lá, na dele, sem pinto e sem vagina, sem precisar comer, transar, urinar ou defecar, sendo, eis que Deus É, e vê tu aqui em baixo, nessas de casar no religioso. Olha pro anjo e fala:

"Olha o cara lá embaixo, vai casar no religioso."

"É Senhor, vai mesmo."

"Tu apareceu num sonho pra ele pedindo isso em meu nome, anjo?"

"Eu não, Senhor. Foi tudo ideia dele."

 

Bom, daí a coisa agora entre tu e Ele muda de figura, pois tu é que inventou de ir publicamente assumir compromisso público ante Ele sem que Ele tenha te solicitado tal. Cara, tu arrumou um compromisso daqueles pra ti. Jamais usar o nome Dele em vão, lembra? É tipo assim tu receber salário no banco e de repente resolver tirar um empréstimo sem o gerente ter ido atrás de ti te oferecer. Ele - o gerente - vai te dar, mas vai rolar um juro agora nas parcelas. Sacou? Deus vai te cobrar o compromisso que tu, por tua única e exclusiva decisão, resolveu assumir publicamente perante Ele, inclusive colocando aliança de ouro no dedo pra fazer média na igreja na frente dos amigos e parentes. Deus levará isso em conta, ou melhor, colocará isso na tua conta na hora de autorizar o empréstimo.

 

- Oi Senhor, achei que casando na igreja eu entrava pro time e as coisas ficariam mais fáceis...

- Ah, sim, entrou para o time. Entretanto, agora, como tu, pelo uso do teu livre arbítrio, foi lá tornar pública minha relação com teu casamento, usando Meu nome, as cobranças e exigências ficaram maiores. Bem maiores...

- Bah, Onipresente, não pensei que era assim.

- Pensou errado. E tudo por tua culpa, tua única e exclusiva culpa.

 

E depois dessa conversa Deus vai te encaminhar pro teu gerente de conta, ou seja, pro anjo. Deus tem mais o que fazer, tu é apenas um entre oito bilhões de almas encarnadas. E o anjo não é tipo assim, anjo da guarda, tá mais pra anjo vingador, fiscal do importo de renda. Se tu vacilar, aumentam os juros e o número de parcelas. Sim, o sistema no Céu é bruto. Quer vida eterna no paraíso? Vai ter de andar certinho. O anjo vai te chamar pra um particular, tempos depois.

 

- E aí fulano ou fulana, como tens andado no teu matrimônio? Continuas sendo a Princesinha ou virou Megera? E tu, Príncipe Encantado, como vão os fundilhos das tuas calças?

 

Sim, o teu gerente de conta é um cara implacável. Não tem arreglo com ele. E atente: a pergunta dele é apenas retórica, pois o Onipresente, que te conhece mais do que tu mesmo, já passou a resposta pra ele. Então o que o anjo que saber é se tu vai usar teu livre arbítrio pra ser sincero com ele ou mentir. Não caia nessa armadilha, diga a verdade pro gerente de conta ou tu vai levar juro sobre juro nas parcelas do empréstimo.

 

E era isso. Já escrevi muito pra uma manhã de sexta-feira com chuva. E concluímos que bem casado é quem bem vive.

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, casem, vivam e fiquem com Deus.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 03/10/2025
Alterado em 03/10/2025
Comentários