Hoje o bruxinho mais famoso da literatura mundial completa 45 anos e o Clube do Livro de Charqueadas fará um encontro especial para marcar a data (imagem acima). A autora, a inglesa Joanne Rowling (assina seus livros como J K Rowling), teve a ideia para a personagem durante uma viagem de trem que atrasou, ocasião ela dormiu e sonhou com ele. Rowling afirma agradecer até hoje por esse sonho.
A série iniciou em 1997 com a publicação do primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, e se tornou um estrondoso sucesso mundial que vendeu mais de 600 milhões de cópias, tornando sua autora bilionária. Como todos sabem, além de A Pedra Filosofal, a série ainda conta com mais seis livros, pela ordem: A Câmara Secreta, O Prisioneiro de Azkaban, O Cálice de Fogo, A Ordem da Fênix, O Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte. Não bastasse isso, vieram os filmes e tudo virou um fenômeno pop que gera um sem números de produtos dele derivados, reuniões de fãs, bares e hotéis temáticos espalhados pelo mundo e até um castelo e uma vila em Orlando, nos EUA. Pra se ter uma ideia da dimensão que as coisas tomaram, vejam que ali em Porto Alegre, por exemplo, funcionam o Caldeirão Furado Pub e Café (Joaquim Nabuco, 197) e a hospedaria Refúgio Tribruxo, na Cidade Baixa, a três quadras do Caldeirão (fotos abaixo).
No encontro de hoje a noite, às 19 horas, na Biblioteca Vera Gauss (no Parcão), o livro a ser debatido será preferencialmente A Pedra Filosofal, mas quem ainda não leu nada e apenas viu os filmes pode aparecer de boa por lá, eis que o debate pode ir também para outros livros, para os filmes e, até mesmo, algumas polêmicas que nos últimos anos inclusive contraporam a autora com os atores que interpretaram os bruxinhos de Hogwarts nos filmes. "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena".
Uma "curiosidade": em A Pedra Filosofal, Harry Potter nasce em 31 de julho de 1980, com certeza não por coincidência a mesma data de aniversário de J K Rowling, que nasceu em 1965.
Sintam-se convidados, nos vemos por lá logo mais.