Esse 2025 marca os 60 anos da icônica canção Satisfaction, da banda inglesa The Rolling Stones, um marco do rock mundial lançado em 30 de julho de 1965 no álbum Out of Our Heads (imagem abaixo), composição do guitarrista Keith Richards (música) e do cantor Mick Jagger (letra). Primeiro, Keith fez a música e, ao contrário do que se possa pensar, não deu valor para a ideia. Nem quando, depois de trabalhada, a gravaram e, posteriormente, lançaram. É pra gente ver como são as coisas.
O legal da arte é que tu nunca sabes o que vai dar liga ou não, o que vai repercutir ou ser ignorado. Mais do que isso ainda: às vezes tu faz algo que achas que irá bombar e necas, nega fogo, tiro n'água, quando não no pé. Mergulham para o ostracismo. Vá entender, né? Eis a magia da arte, seu imponderável e indecifrável. Cabe ao artista, como disse Keith Richards, fazer a sua parte conforme sua verdade e intuição. E é ai que voltamos à história da composição desta famosíssima canção.
"Quando me dei conta, estávamos ouvindo a nós mesmos no rádio em Minnesota, 'Sucesso da Semana', e nem sabíamos que Andrew [empresário dos Stones] tinha mostrado aquela droga [a canção Satisfaction]. De início fiquei mortificado. No que me dizia respeito, aquilo era apenas a dublagem [do riff da canção]. Dez dias na estrada e era o número um nacionalmente! O disco do verão de 1965. Então não discuto. E aprendi essa lição - algumas vezes você pode exceder no trabalho. Nem tudo está designado para o seu gosto e apenas o seu" - escreveu o guitarrista em sua autobiografia (Vida, Editora Globo, 2010, p. 207 - foto acima).
Richards compôs o rascunho da canção numa noite de muito sono, tanto que dormiu em cima do gravador. Pela manhã, ao ouvi-la, estava a proto Satisfaction e 40 minutos de ronco. Mostrou-a a Mick Jagger e este fez a letra na piscina de um hotel, quatro dias antes de gravá-la. Ao bolar o famosíssimo riff principal, usou a guitarra com um inovador pedal de fuzz apenas para simular o som de trompas, que era a sua ideia inicial para executar o mesmo. O empresário resolveu levar adiante essa gravação (ouça-a no link abaixo) e o resto é história. Keith não apostava uma libra na canção que se tornou o maior sucesso de sua banda. Nem com lupa viu a joia que havia encontrado, produzido e lapidado.
Pra finalizar, apenas uma ressalva a fim de atender possíveis meticulosos de plantão: a canção foi primeiramente gravada em 12 de maio de 1965 e lançada como single em 4 de junho do mesmo ano nos EUA e 20 de agosto no Reino Unido. Preferi, neste texto, adotar a data de seu lançamento em LP, no disco Out of Our Heads.
(I Can't Get No) Satisfaction - The Rolling Stones