João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Hoje o frio chegou com tudo!

 

Acordei, coloquei o pala, saí e chamei a cadela às cinco da matina:

- Criciúúúmaaaaa, vem comer, bicha.

Lá se veio ela, rengueando pro rango. Mas a la putcha, tchê! Eis o frio de renguear cusco! Hoje chegou o inverno no Rio Grande. Uma frente fria trouxe uma massa de ar polar macanuda uma barbaridade.

 

Até as gatas pidonas tavam menos mionas, esta manhã. Piquei umas lenhas finas à machadinha pra iniciar o fogo e me fui pra cozinha, iniciar os trabalhos matutinos no fogão a lenha pra esquentar a casa. Até fotografei o bicho trabalhando com o celular pra mostrar pra vocês. Ontem comprei uma tal lenha de cerne de eucalipto vermelho pra experimentar, vamos ver como ela se sai, foi indicação do Petit Charlie, o taxista. Bonjour Peti Charlie, ça va? Já deve tá passando frio lá no ponto a esta hora.

 

Casa quente e café nos beiços, agora é mãos às teclas pra escrever a crônica diária pro Portal. O Flamengo levou 4x2 do Bayern, mas os árabes despacharam por 4x3 o City. Agora apoio o Palmeiras e torcerei pro Fluminense do Renato Portaluppi nessa festa capitalista de grana e poder, quer dizer, nesse campeonato mundial de futebol Fifa nos EUA, interclubes. Sem o Grêmio envolvido, claro, tudo perde a graça. Bom mesmo, claro, é o Gauchão, o campeonato mais difícil do mundo.

 

Ah, falando nele, na noite de terça-feira que vem o Tricolosso Imortal do Humaitá decidirá na Arena mais um título, o da Recopa Gaúcha, contra o São José, o Zequinha, também de Porto Alegre. Logo, será um clássico portoalegrense na final. Estarei lá, mesmo que abaixo de zero, pra ver o Grêmio golear de, pelo menos, 5x0. Pegarei o pala, a boina e a manta tricolor e irei comemorar mais um título, como venho fazendo todo o ano desde 2016, coisa que uns e outros vermelhinhos por aí não sabem porque recém saíram da seca e, inclusive, estão no Z4 do Brasileirão.

 

A lenha tá estralando no fogão! Barbaridade, isso é música pra gaúcho, que nem canto de quero-quero e minuano assoviando na janela. Acho que guisarei o churrasco que sobrou do domingo e farei um carreteiro no fogão de lenha hoje. Vi na MetSul que depois dessa frente fria já virá outra na cola. Eu, meu pala, meu fogão, a Criciúma - que já tá lagarteando no sol da manhã -  e as gatas aguardamos mais esse frio canalha que virá, com a virtude do gaúcho que mostra suas façanhas à toda a Terra, como o Renato tá fazendo lá pra bandas do Norte, despachando mais um Inter que cruzou o seu caminho, mesmo esse sendo um bom Inter, um Inter azul, o que é quase, mas não totalmente, um Grêmio.

 

Até amanhã, pessoal. Um abraço.

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 01/07/2025
Alterado em 01/07/2025
Comentários