Um ano da enchente de 2024 II - Reconstruindo sonhos
Há um ano, numa sexta-feira, 10 de maio, publicava esta segunda crônica, intitulada Reconstruindo sonhos, retratando parte da situação vivida em Charqueadas durante a enchente histórica do ano passado. O nível do rio já estava baixando.
Republico agora em maio os textos que escrevi no período, a fim de que as histórias que testemunhei em minha cidade, Charqueadas, não se percam na imaterialidade e fugacidade da internet, enquanto registro de parcela dos fatos ocorridos. São oito, todos republicados na data exata, ou mais próxima possível, da que foram publicados em 2024, ou seja, exatamente um ano depois. Espero que essa iniciativa esteja, de alguma maneira, sendo útil.
Dia 13 - III - A grande máquina da solidariedade
Dia 15 - IV - Salve a solidariedade que nos salva
Dia 16 - V - O sobrevivente
Dia 19 - VI - A casa amarela
Dia 20 - VII - Com força e com graça
Dia 21 - VIII - O horror das cheias em Guaíba City
RECONSTRUINDO SONHOS
Em dezembro estaremos no Natal e a maioria absoluta de nós estará por aqui, entre os seus. Uns poucos terão partido e outro pouco chegado. Em suma, sobreviveremos, passaremos por essas primeiras semanas de maio e pela enchente.
O sol que brilha em nossos corações e mentes não se ofuscará com a volta da chuva nesta sexta-feira, pois esse sol que brilha é o da solidariedade. Compartilhemos. Tudo! Notícias verdadeiras, informes úteis, afeto, carinho, refeições, alimentos, roupas, cobertores, colchões, material escolar, serviços diversos, casas, carros, motos, barcos, jet ski, helicópteros, aviões, drones, sinal de wifi e o que mais for necessário.
A vida insiste: na rua Distrito Federal, onde as residências mais acima já estão sendo limpas (foto1, abaixo), já da para chegar na casa do Caquinho e até ver a linda flor vermelha (foto2, abaixo) perto do muro e o cachorro preto (foto3, abaixo) observando o Jacuí descendo, esperançoso; na Ricardo Louzada, o franguinho resiste sobre o telhado (foto4, abaixo - olhem bem que o enxergarão, perto da antena).
Estamos e estaremos juntos, cidadãos irmãos e conterrâneos, reconstruindo sonhos no fruir e fluir da vida em nossos peitos, obrando com fé e ciência. O sonho vencerá o pesadelo, pois o Brasil e o mundo estão com a gente. Continuemos compartilhando por esses dias, semanas e meses que virão, pois no Natal estaremos por aí.
Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, ajudem-se, vivam e fiquem com Deus.