No dia 11 de abril esteve na Biblioteca Municipal Vera Gauss o professor e escritor Josinei Ricardo de Azeredo, oportunidade em que doou para o acervo da mesma seu quarto livro publicado, Vale Verde: 267 anos de história e 25 anos de emancipação (Vale Verde: Catarse, 2021), escrito em parceria com Guilherme Ubatuba e Cláudio Froemming.
Azeredo, atualmente residindo em Charqueadas e lecionando em Eldorado, é natural de General Câmara e pesquisador da história dessa cidade, sobre a qual mantém o blog Memória e Cultura de General Câmara, onde publica o resultado de suas pesquisas que visam, futuramente, compor material para um provável livro que escreverá acerca do sesquicentenário do município de General Câmara/Santo Amaro, 1881 - 2031. Quando esteve na Vera Gauss (foto acima, com a bibliotecária Carina e a funcionária Senilda), podemos conversar longamente sobre seu trabalho, inclusive me emprestou sua publicação Os dez melhores versos de Francisco Pereira Rodrigues (Martins Livreiro, 2015), escritor que Azeredo aprecia, possuindo boa parte de seus livros.
Ah, a propósito, pra quem não sabe, Francisco Rodrigues, que nasceu e morou em Santo Amaro, é um dos grandes nomes da literatura de nossa região. Foi advogado, político (prefeito de Câmara de 1960 - 64), funcionário público e escritor, tendo publicado 46 livros e sido presidente da Academia Rio-Grandense de Letras. Faleceu em 2020, aos 107 anos de uma existência longeva, lúcida e produtiva. A casa onde morou ainda existe em Santo Amaro e o CAT daquela localidade possui no acervo toda a sua bibliografia, para consulta no local. O deputado Lauro Rodrigues, que morreu afogado em 1978 em Santo Amaro, era seu irmão.
Memória e Cultura de General Câmara existe desde março de 2020 no Facebook, sendo que Azeredo é licenciado em Letras: Português e Literaturas em Língua Portuguesa pela Ulbra de São Jerônimo. Foi legal manter contato com Josinei e conhecer sua atividade literária e seus projetos. Na segunda-feira passada escrevi sobre o falecimento do professor Benedito Veit, que possuía uma produção análoga a de Azeredo. Logo, bom saber que, aqui na região, esse trabalho prosseguirá, a partir da iniciativa de pessoas como ele.
Superhipermegaultra recomendo o blog de Azeredo, interessantíssimo pra quem se liga na história da região e, especificamente, na de General Câmara e Santo Amaro. Aliás, ele me enviou umas fotos muito legais da estação ferroviária de Amarópolis. Valeu! Parabéns e sucesso em suas empreitadas, Josinei.