João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Papa Francisco, adeus e obrigado

 

Acordei agora pela manhã sob o impacto da triste notícia do recente do falecimento do papa Francisco, emitida pelo Vaticano e repercutida pela imprensa mundial, ocorrida nesta madrugada, após o Domingo de Páscoa. Uma grande perda para todos os cristãos e pessoas de boa vontade deste mundo, que possuíam nele, mais do que uma liderança religiosa, uma grande personalidade mundial na defesa da vida e da paz.

 

Meu coração e minha mente sempre estiveram sintonizados com Francisco, sempre ouvi suas falas e as divulgava. Francisco me representava: durante a pandemia, sua palavra na defesa da vida foi um dos bálsamos de meu cotidiano, fortalecendo minha fé e esperança. Quanta falta fará, Deus do Céu, mas seu legado permanecerá insofismável na história mundial, servindo de norte para todos aqueles que tem o verdadeiro sentido do amor e da caridade ao próximo, independentemente da fé que professam.

 

Ele ainda esteve conosco nesta Páscoa, cumprindo seu papel como líder cristão até o fim. Deus escreve certo, emitindo inequívocos sinais aos seres humanos. Adeus, Papa Francisco, obrigado por tudo.

 

Abaixo, republico texto sobre os dez anos de seu papado, em 13 de março de 2023, onde escrevi acerca de tudo o que ele representava para as pessoas de boa vontade desse mundo.

 

DEZ ANOS DE PAPA FRANCISCO, O PRIMEIRO

 

Há exatos dez anos o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa em conclave no Vaticano e assumiu o nome de Francisco - surpreendentemente, mas não à toa, o primeiro papa a adotar o nome do Santo de Assis. Substituiu o alemão Joseph Ratzinger - que renunciou ao cargo -, o Papa Bento XVI, na liderança da Igreja Católica. É o primeiro pontífice nascido na América e no Hemisfério Sul, além de igualmente ser o primeiro não europeu em 1.200 anos e o primeiro jesuíta, exercendo um papado que se preocupa com a vida humana num mundo globalizado, transcendendo as pautas católicas específicas - esse texto se aterá brevemente a essa atuação mais ampla do líder mundial Francisco.

 

O Papa Francisco é, sem dúvida alguma, um dos grandes líderes globais da atualidade, para além de seu alcance natural enquanto líder religioso do catolicismo - que agrega 1 bilhão e 300 milhões de fieis. Defensor da vida, da paz, da ecologia e dos direitos dos pobres, foi através da Economia de Francisco e Clara que jogou muitas luzes sobre o mundo, via um pensamento que afirma a centralidade do ser humano, o que leva a uma mudança de prioridade, saindo do egoísmo e valorizando o altruísmo em todas os caminhos da vida social.

 

Durante a pandemia do coronavirus, defendeu as medidas científicas de combate à Covid-19 como vacina, distanciamento social e uso de máscaras; nos conflitos armados que acontecem no planeta, é voz na defesa e atitude na busca da paz; a defesa da "casa comum", o planeta Terra e sua natureza, fauna e flora, é um dos centros de sua visão ecológica; o combate caridoso e amoroso da exclusão social gerada pela desigualdade econômica deve nortear as diretrizes de governos e empresas, onde a Economia de Francisco e Clara "propõe que um novo modelo econômico seja construído pelos jovens, com o objetivo de promover a vida e a casa comum, ao invés do lucro e do capital".

 

Hoje o mundo estará falando e escrevendo sobre os dez anos de pontificado do Papa Francisco e a benção de sua mensagem edificante e benfazeja estará, portanto, ecoando pelos quatro cantos do planeta. Graças a Deus! Que ela frutifique, como as sementes na parábola do semeador: "Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo trinta, sessenta e até mesmo cem vezes mais do que tinha sido plantado. Quem pode ouvir, ouça". Que assim seja.

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 21/04/2025
Alterado em 21/04/2025
Comentários