Ah, abril, mês de temperatura amena, vento agradável e chuva benfazeja. Principalmente em Santo Amaro, distrito de General Câmara, às margens do Jacuí, o lugar o qual considero o mais aprazível da região Carbonífera. Estive por lá hoje.
Aproveitando a oportunidade, informo que Santo Amaro te aguarda neste domingo, dia 6, para a 5ª edição do evento Santo Amaro em Portugal. A D O R O Santo Amaro, o distrito mais açoriano do Brasil, como justamente se intitula. O evento iniciará às 08 horas, com a Missa Açoriana, e seguirá o dia inteiro trazendo danças folclóricas e fados, com apresentações dos núcleos açorianos convidados.
No dia 26, sábado pela manhã, o Clube do Livro de Charqueadas fará uma reunião especial a fim de debater o livro Alma Açoriana, de Eron Vaz Ferreira. O encontro ocorrerá no prédio histórico do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Santo Amaro, de arquitetura açoriana e que foi cenário para o filme Um Certo Capitão Rodrigo, de 1971, dirigido por Anselmo Duarte, diretor do aclamado O Pagador de Promessas, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1963 e primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar.
Santo Amaro é um ótimo local pra se visitar, um passeio turístico pela história preservada da colonização açoriana no Rio Grande do Sul (RS), eis que a cidade, então município, foi um dos pontos centrais da mesma. E isso está visível em cada rua! Fora a Vila Açoriana, destacaria a Igreja de Santo Amaro, a quarta mais antiga do RS, datada de 1787. A praça central, enorme, bem estruturada e arborizada, é um convite para um piquenique e um chimarrão. Outros dois pontos imperdíveis: a Estação Férrea de Amarópolis, de 1883, de quando a localidade foi um centro ferroviário, e a Barragem Eclusada de Amarópolis, no rio Jacuí.
Em qualquer dia existem duas opções de restaurantes: O Beira Rio, com ótima vista para o Jacuí, e o tradicional Coqueiro, da simpática e atenciosa sra Olinda, que funciona também como pousada. Pode-se ir no CAT e curtir tudo o que há nele acerca da colonização açoriana, objetos diversos e livros (um deles é Alma Açoriana, à venda no local), muita coisa legal e interessante. Ainda no CAT o turista pode se informar sobre o Caminho Açoriano, roteiro que destaca os principais pontos da Vila Histórica e que pode ser agendado, além de conversar com a funcionária Anajara, que sabe de tudo sobre Santo Amaro e sua história.
Era isso. "Deu pra ti, baixo astral, vou pra" Santo Amaro "e bah, tri legal"! Fácil de ir: vá por General Câmara, passe (imagens abaixo) pelo carroceiro, dobre para a entrada do distrito, passe pelo cavalo e chegue ao mirante (imagem acima), dê uma olhada e depois siga pela rua asfaltada até Santo Amaro. Nos vemos por lá neste domingo ou em qualquer dia desses. Hiperultramegasuper recomendo.