João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Sarrafo, Sarrafinho, Sarrafão, reis do GR

 

Quando veio de Butiá pra Charqueadas trabalhar no Poço Otávio Reis, em 1959, aos 24 anos, o mineiro Doenil Machado não sabia, mas estava destinado, 32 anos depois, a ser rei. Rei bufo, mas rei. Rei de uma equipe da Gincana de Charqueadas, o marido da Odiles, pai das rosas - a Maria e a Áurea - e do Doenil Rogério e avô, dentre outros e outras, do Fagner Machado, do qual falarei mais adiante.

 

Lá em Butiá era, na família, o Nilo, mas ao iniciar a vida profissional na Copelmi, aos 19 anos, virou o Sarrafo. Era muito magro, daí o apelido, que trouxe junto ao descer a mina em Charqueadas. E assim viveu e trabalhou o Sarrafo até 1991, quando virou rei, aos 55 anos (era de agosto de 1935). Rei bufo, mas rei. O Rei Bufo da equipe Grupo de Risco (GR) na Gincana de Charqueadas. Coincidentemente foi minha primeira gincana, onde participei pela saudosíssima Expressarte. Sarrafo não levou o primeiro lugar, mas marcou época. Nem poderia ser diferente: o Rei Nilo Sarrafo do GR.

 

Pois como o tempo passa, o tempo voa, e a sobrinha do Adão continua muito boa, anos depois a história se repetiria para os Machado no GR e na Gincana. Buenas, agora chegou o momento de falar do Fagner, que chamaremos aqui de Sarrafinho. Sim, Sarrafinho, pois o neto do Sarrafo só pode ser o... Sarrafinho! Filho da Rosa Áurea, nascido igualmente no mês de agosto, como o avô, em 1993, no segundo ano do reinado de Sarrafo. Eis o Sarrafinho, que viria a ser o herdeiro. E agora é que começa de fato essa crônica, passada na atual Gincana de Charqueadas e que me foi passada pela tia coruja do Sarrafinho, a Rosa Maria, que está na foto aí abaixo, curtindo a Lagoa do Violão, em Torres - aliás, vive por lá.

 

Pois 34 anos depois, aos 31 anos, o sarado Sarrafinho herdou o posto do saudoso Sarrafo e foi o Rei do GR no Baile da Gincana de Charquedas esse ano. Aliás, acho que devemos trocar seu apelido de Sarrafinho para Sarrafão, eis que ele é mais alto do que o Sarrafo era. Pois me disse a Rosa Maria que o Sarrafão ficou em segundo lugar, recebendo 118,3 pontos dos jurados e perdendo por um décimo apenas para o vencedor. A Rosa insistiu muito nesse detalhe: "Tu vê só, um décimo! Um décimo!"

 

Então, a Gincana de Charqueadas já está de avô para neto! Sim, realmente, o tempo passa, o tempo voa, e a sobrinha do Adão tá cada dia mais boa. Incrível, né? A idade da Gincana e a sobrinha do Adão. Hoje não participo mais das gincanas. Depois que o Expressarte terminou, dei um tempo e voltei só quando o Baí do Paredão criou a Stress, de curta duração. Fui então justamente para o GR, com o qual sempre simpatizei, onde fiquei uns anos. E agora a Rosa me contou a boa história do Sarrafo e do Sarrafinho que virou Sarrafão, o avô e o neto Machado, reis do GR. "Foi por um décimo, João, um décimo!".

 

PS - Não preciso dizer quem é o Sarrafo e o quem é o Sarrafão na foto cima, né?

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 27/03/2025
Alterado em 27/03/2025
Comentários