João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Idades extremas

 

Já fui a aniversários de 100 anos, de 90 e, hoje, irei num de 80, todos de familiares. Julgo um imenso privilégio e benção tais oportunidades que recebi e ainda recebo, de estar com pessoas queridas e amadas em tais datas que marcam vidas longevas, e penso que os leitores e leitoras também, entre os seus. De 80 anos já é o segundo níver que irei.

 

Pedro, hoje, completa 80. Diz que, se for antes dos 90, irá sob protesto, sendo que delegou a mim a responsabilidade de fazer tal declaração caso isso ocorra. Entretanto, acho que não será necessário, pois creio que tem chances de bater até mais de 90, eis que fez um exame do coração e foi elogiado pela médica, recentemente. Há 40 anos caminha duas horas por dia, tá muito bem mesmo. Não fosse a diabetes (bem controlada) e uma deficiência pulmonar crônica em função do trabalho no fundo da mina Otávio Reis, sua saúde seria perfeita, embora, mesmo assim, esteja acima da média para sua idade. Exames e vacinas em dia. Um exemplo, ele. Uma de minhas referências.

 

Meu camarada desde 1990, quando trabalhamos no Sindimetal, embora a diferença de idade de décadas. Até hoje vamos juntos na Arena ver os jogos do Grêmio, já escrevi sobre aqui. Não sabe ainda, mas ganhará uma camisa tricolor oficial do Grêmio onde estará escrito nas costas "Pedro 80", nesta noite, cercado por netos, neta e bisnetas, na casa de seu filho mais novo, que assará uma carne para o pai. É uma idade extrema, poucos chegam aos 80, eis que a expectativa média de vida do brasileiro e do gaúcho é abaixo disso, respectivamente 76 e 77 anos. Um percentual menor ainda chega aos 90 e somente alguns aos 100. Pedro, portanto, já estabeleceu um marco etário, com qualidade de vida e expectativa de bem mais.

 

E era isso. Espero que vocês também tenham tais oportunidades em família ou amizades, pois nossos velhos são um dos tesouros que Deus nos concede durante nossa passagem por esse plano físico. "Um dia feliz Às vezes é muito raro" - Jota Quest. Hoje É um dia muito feliz por aqui.

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 17/01/2025
Alterado em 17/01/2025
Comentários