João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

40 horas sem água

 

Essa crônica pode ser lida como a continuação da publicada ontem, 24 horas sem água. Pois então, pra mim, aqui no Centro de Charqueadas, as torneiras só retornaram a jorrar vida, mesmo que imunda, às 21 horas de ontem, totalizando 40 horas sem água. Sei que a situação atingiu diferentemente os bairros: alguns já tinham água pela manhã, outros permanecem sem água. Todavia, como a amada, querida, adorada e estimada Corsan privada não avisou que a falta poderia chegar até onde chegou em alguns locais, tive, portanto, de ficar 40 horas sem banho.

 

Foi a opção que fiz, pois com "patente" entupida com MM eu não fico, ah não. Ter de largar número 2 sobre número 2 é o fim pra mim, pois 2 e 2 são 4 e 6 e 8 e 10 e... Imagina? Abrir a tampa do vaso e os pares nauseabundos e fedidos lá dentro, dizendo "Papai"? Cruzincredo! Jamais! Prefiro criar asas sem tomar Red Bull. E assim foi. Todavia, claro, fiquei "radioativo", né. Tive até de matar o personal trainer e a reunião mensal do Clube do Livro de Charqueadas, de noite, na Biblioteca Vera Gauss, onde debateram O Centauro no Jardim, de Moacir Scliar. Tentei até ser engraçadinho no Whats do grupo: "O jardim secou e o centauro morreu de sede". Ninguém achou graça.

 

E olha que, como um cara 80% prevenido que sou, havia estocado água pra mais de 24 horas. Deu ali: ainda restavam cinco litros de água potável e uma descarga. Ufa, foi por pouco. Soube de gente que... Claro, terei de virar uma pessoa 100% previdente a partir dessa experiência nauseabunda e fedida e instalar uma caixa água, eis que a Corsan privada não é mais da minha confiança, como a Corsan pública era. A "privada" está "defecando e andando" pra gente e pra nossa privada? Com certeza irá pelo mesmo caminho da famigerada e inóspita Equatorial? Vai ser uma briga sobre qual será a mais competente? Ficaremos mais vezes sem água ou sem luz? Chegaremos a ficar sem água e sem luz no mesmo dia? E, se sim, qual voltará mais tarde? Sobreviveremos? Quem sobreviver, verá. Emboras lá pra ver.

 

Ah, ia esquecendo: além de falta d'água por 40 horas, a Corsan privada começou a demitir o seu pessoal ontem, passado o prazo de estabilidade acordado com o sindicato após a privatização. Ou seja, deixaram nós e nossas famílias sem água e os funcionários sem emprego e sem salário. Ô gente boa, essa! Trá lá lá, que gente é essa? Viva a agenda neoliberal. Que vivam pra sempre os liberais privatistas, seus financiadores e apoiadores. Que Deus os ilumine e lhes mate a sede, já que a Equatorial e a Corsan, ao que parece, não vão.

 

Achei que tinha terminado a crônica, eram 12 horas, mas a esposa veio lá da cozinha com a notícia: "Amor, faltou água de novo". Ah, desconfiei desde o princípio! Ainda bem que, com a confiança na Corsan já totalmente perdida, havia previdentemente estocado água pra mais 24 horas, pro WC e também pro banho, agora. Amanhã volto com a terceira parte da saga crônica X?X? horas sem água. Espero que não sejam outras 40 horas. São 13h15min agora e necas d'água. Até lá.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 16/01/2025
Alterado em 16/01/2025
Comentários