na prefeitura
no desfile de Natal
autoridade
Um feliz Natal para todos. Que a mensagem de Jesus imante seus corações e mentes. O Natal não é somente uma data, mas sim um tempo, um processo que se inicia no primeiro domingo do Advento de Natal (esse ano, dia 1º de dezembro) e se encerrará no Dia de Reis, 6 de janeiro, passando por hoje, dia 25, seu ápice, data convencionada para comemorarmos o nascimento do Cristo. Ele é, portanto, um processo interno, de fora pra dentro, que está em você e que, de ti, se espraia para o mundo. Ou seja, Jesus, em ti, vai, por você, para os outros.
Como os belos flamboyants floriram e exuberam, neste dezembro de Natal - magnífico espetáculo sazonal da natureza -, publico aqui desde o dia 2 uma série de haikais em homenagem às "acácias-rubras" que mais me encantam em Charqueadas, adaptando o haikai à minha intenção literária.
O haikai, forma poética japonesa concisa e simples, é específica para temas da natureza, como as estações do ano. Sempre no tempo presente (expressa o momento), o haikai é descritivo, sem título, letras maiúsculas, metáforas e participação ativa do autor no texto, ou seja, são poeminhas bem despojados.