O escritor Vinícius Brasil, o Guerreiro Poeta, fez uma apresentação muito positiva na noite de ontem no X Sarau Literário de Charqueadas em atividade realizada no auditório do CEU Jorge Afre, no Bairro Sul América, para, dentre outros presentes, turmas de EJA das escolas Pio XII e São Miguel.
Discorrendo sobre sua experiência como morador de um bairro periférico de Cachoeirinha, sujeito a todo o tipo de riscos e dificuldades, revelou como deu a volta por cima e passou a integrar a Cultura Hip Hop como MC a partir da escuta de uma fita cassete com canções do Racionais MC. Aliás, cita o poeta Sérgio Vaz e o rapper Mano Brown como algumas de suas influências. O seu principal mote é "Severas punições para quem parar de sonhar", eis que a vida vai te derrubar várias vezes, mas o sonho te fará reerguer-se a cada novo dia na busca de suas realizações, evitando, assim, as severas punições do mundo social.
Falou da sua infância, da convivência com o pai e irmãos, mas, sobretudo, destacou sua relação com a mãe (pessoa que hoje necessita de cuidados especiais) e a filha de 14 anos. Além de apresentar canções, trouxe também seu livro de poemas Amante do drama: o poeta e a inspiração, titulo e base para sua apresentação, que também possui uma função pedagógica e educativa. Lá podemos, dentre outros, ler o poema Minhas Verdades:
Da guerra nasceu um poeta,
Guiado pelo coração,
Busquei nas minhas verdades,
Um sentido, uma razão,
Motivos para seguir...
Acreditando...
Não sei se é pelos meus sonhos...
Ou por tudo o que trago comigo:
Minha fé, os meus versos,
O que penso, o que sinto.
Trago histórias, de uma vida,
O coração que sofre e luta,
Enxerga tudo como poesia.
O produtor cultural, rapper e poeta Vinícius Brasil (na foto abaixo, entre a bibliotecária Carina Pahim e o patrono do X Sarau Yannikson Mattos) nasceu em 1985, em Gravataí, e atua desde 2004 no movimento Hip Hop com o pseudônimo Guerreiro Poeta.
O X Sarau Literário de Charqueadas ocorre até o dia 26, sábado. Aqui, a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.