Dezenas de pessoas envolvidas na interação cultural, debatendo Arte e Literatura. Assim foi, ontem à noite, na Biblioteca Municipal Vera Gauss, durante a abertura do X Sarau Literário de Charqueadas. Escritores, editores e artistas plásticos irmanados por um evento amalgâmico e idiossincrásico.
Conversar com o editor Thomás Daniel Vieira (imagem abaixo, de preto, ao lado de Yannikson), da Editora Coragem, foi o momento alto, penso. Quanta coisa se pode aprender com aqueles que vão à luta e constroem, ainda na juventude? Muito, e todos ali aprenderam. Quantas lições sobre o contato com livrarias, as más e as boas, sobre a distribuição Brasil afora, sobre linha editorial, bah. A Coragem estará na banca 3 da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, esperando todos nós com seus títulos, e lá iremos, com absoluta certeza.
Os literatos Henrique Figueiró, Amanda de Paula, Yannikson Mattos e Júnior Dihl nos trazendo as histórias por trás da escrita de seus livros. Os leitores, ávidos, cheios de perguntas, sedentos por respostas. Não faltou a água das letras. O artista plástico Manoel Henrique Paulo falando sobre sua exposição de desenhos dos prédios históricos de Charqueadas e o fotógrafo Cláudio Costa acerca de suas inspiradas fotografias sobre a Palestina.
Nas palavras de abertura (sim, começamos pelo final e terminaremos pelo início essa crônica), Yannikson, o patrono, nos fala sobre a escrita conectando gerações, a bibliotecária Carina Teixeira Pahim (imagem abaixo) das lutas de todo dia na Vera Gauss, a vereadora Paula Vieira do apoio dado à Cultura e o secretário municipal da Cultura José Vieira destacando o compromisso da prefeitura com o X Sarau. Tudo converge, pois a Arte aproxima e edifica.
Foi uma grande noite de abertura. Segue o sarau.
Para quem deseja maiores informações sobre o X Sarau, clicar aqui: PROGRAMAÇÃO COMPLETA.