Essa crônica é pra quem vota e faz campanha. Quem anula, branqueia ou se abstém não achará nada que lhe interesse aqui, eis que os suponho já possuidores de uma opção consolidada, avessa à política eleitoral. Respeito, mas não nado nessa praia.
Acredito demais na democracia, atualmente entendo ser fundamental DEFENDER, sobretudo, a VIDA e a DEMOCRACIA, além dos direitos trabalhistas e humanos. Num mundo em guerra e em colapso ambiental e sanitário, eis as minhas prioridades nos últimos cinco anos.
Entendo que a participação cidadã em eleições é um caminho fundamental para concretizar essa defesa, dá pra definir rumos por essa via, de forma coletiva. Não possuo dúvida alguma sobre isso. Estou experiente e vivido, não alimento mais determinadas ilusões e não entro em acirramentos eleitorais, por ter aprendido que eles são de uma tolice sem tamanho. Coisa de quem ainda é ignorante ou possui uma alma pequena, gente que, portanto, necessita aprender e evoluir. Nesse sentido, é muito gratificante pra mim constatar que em minha cidade, Charqueadas, não ocorreram episódios de violência político-eleitoral neste pleito. Graças! Espero que vá nesse espírito até domingo.
Vença quem fizer mais votos para o Executivo e o Legislativo, na paz e no respeito. Façamos da política uma esfera de debates civilizados, mesmo que, por vezes, duros. Não percamos nossa civilidade e tampouco o amor ao próximo que Jesus nos ensinou. Quem se diz cristão não pode ignorar esse ensinamento, em tudo distante do ódio e da violência.
Os candidatos a prefeito e vice em Charqueadas são pessoas experientes, alguns filhos de ex-prefeitos, ex-vices, ex-vereadores e vereadoras, a maioria absoluta deles já exerceu ou exerce mandatos eletivos nos âmbitos executivos e legislativos. Logo, são pessoas preparadas que tem a obrigação de liderar esse processo eleitoral de forma equilibrada e civilizada. A responsa, meus caros, é toda de vocês. Os candidatos e candidatas à vereança, por sua vez, igualmente tem essa responsabilidade, num grau abaixo. Apoiadores e eleitores, em instância inferior, idem.
Todos, em suma, somos responsáveis, em diferentes graus de responsabilidade. Os comícios, a grande festa da democracia, infelizmente, acabaram ontem. Já estou com saudade, na expectativa para 2028. Um bom término de campanha para todos e um bom voto no domingo, em toda a Região Carbonífera e em Charqueadas
Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, façam campanha, votem e fiquem com Deus.