João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Vida e democracia contra os Senhores da Guerra

 

O mundo está em chamas. Não, não falo dos criminosos incêndios com motivação política e eleitoral que acontecem no Brasil por causa das eleições e dos debates na ONU, mas sim de outras coisas piores: as guerras da Ucrânia e de Gaza/Líbano.

 

Os principais atores, agredidos ou agressores, são todos de direita ou extrema-direita: Estados Unidos, Israel, Ucrânia, Rússia, Iran, França e, até bem pouco, Reino Unido. Como disse o Cazuza naquela canção: "É a direita, é a guerra". Há dois focos principais de tensão com potencial imprevisível na direção de um final nuclear: primeiro, na Ucrânia, a liberação de mísseis de longo alcance pela Otan para atingir o território russo; em segundo, a tentativa de Israel de iniciar uma guerra com o Iran através de Gaza e do Líbano.

 

O que de melhor o Hamas fez para o moribundo governo de extrema-direita israelense foi o hediondo e infame ataque terrorista do ano passado, assassinando covardemente velhos, mulheres, crianças e jovens. Deram o motivo para o infame primeiro ministro Bibi iniciar a guerra e se salvar na política interna, realizando uma reação militar desmedida. Agora, podemos ter ali o uso de armas nucleares, caso o Iran seja arrastado pra guerra e ela se espalhe por todo o Oriente Médio, eis que Bibi não tem mais nada a perder. No outro saco de gatos, na guerra entre Rússia, Ucrânia, Otan e União Europeia, onde so há bandidos que disputam território e grana, EUA e União Europeia, via a Otan, querem autorizar a Ucrânia a usar armas de longo alcance contra a Rússia. Putin avisou que, caso isso ocorra, usará armas nucleares táticas no confronto. Logo, por isso tudo, estamos na antessala da Terceira Guerra Mundial.

 

Direita e extrema-direita usam e abusam da força bruta militar para defender seus interesses geopolíticos e econômicos, desde sempre. A saída pra isso é a defesa da vida, a humana e a do meio ambiente, indissociáveis, e a da verdadeira democracia. Políticas em defesa da vida e da democracia são a única via para afastar o mundo do fogo do caos patrocinado pelos Senhores da Guerra que, indistintamente, mata homens, mulheres, crianças, jovens e velhos. Vida+democracia=paz. Onde está a extrema-direita, há de ser combatida.

 

Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam em paz e fiquem com Deus.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 30/09/2024
Alterado em 30/09/2024
Comentários