Há 51 anos Tim Maia lançou essa canção que é um dos seus grandes sucessos, Gostava tanto de você. O fez para uma filha, falecida? Não, era lenda e Erasmo Carlos a desmistificou em sua autobiografia, Minha Fama de Mau: o autor, Edson Trindade, a compos inspirado numa namorada nos anos 1950, para um grupo que eles possuíam em comum, os The Snakes. Na verdade, vá saber com que intenção Maia a gravou e cantava, não é mesmo?
Todavia, uma obra de arte, parida para o mundo pelo artista, dá margem para mil interpretações subjetivas acerca de seu sentido e que dela se apropriam, como nós todos já sabemos muito bem, pois isso já foi muito dito e debatido. É o caso desta canção. Todos nós gostamos ou gostávamos muito de alguém que se foi, não é mesmo? De muitas pessoas, até, eis que a vida é recheada de sentimentos únicos e verdadeiros por nós vivenciados na relação com outros que nos são ou foram caros.
No caso específico, gostávamos é o mais apropriado, visto que a canção fala de um amor perdido que ficou no passado. A letra é inequívoca:
Nem sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus, não pude dar
Você marcou em minha vida
Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão, que em minha porta bate
E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você
Eu corro fujo desta sombra
Em sonhos vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você
E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você
Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.
Vídeo You Tube: Gostava tanto de você - Tim Maia