Já estão definidos os nomes dos postulantes ao cargo de prefeito de Charqueadas. Em ordem alfabética: Rafael Divino, Ricardo Vargas, Simon Heberle e Tio Chico. Nomes de peso e consolidados na política local: filhos de ex-prefeitos e de ex-vereadores (as), atual prefeito, ex-prefeito e vereadores em mandato. Todos machos, até os vices. Ah, não sei apenas qual será o (a) vice do Divino - se já tem definido (a), desculpem a ignorância, mas essa é uma crônica, não um artigo político, logo, posso me dar ao luxo de ser impreciso.
Na eleição passada tivemos candidatas à prefeita e vice. Acho tal ausência em 2024 um vazio representativo importante, caso a vaga de vice de Divino seja ocupada igualmente por um varão. As mulheres são 50% do eleitorado, mas serão 0% representadas na eleição majoritária. Na proporcional, até onde eu sei, é um Deus-nos-acuda para preencher a cota destinada as mulheres, 30%, se não me engano. Tudo isso sintomático: ainda somos uma sociedade falocêntria. Falo é poder. Ter falo, logo, é estar mais apto ao poder. Ter vagina não combina? Aliás, em Charqueadas há apenas uma vereadora ocupando uma das 13 cadeiras do Legislativo Municipal. Igualmente sintomático?
O fato insofismável é que a política charqueadense está como naquela canção que o Ney Matogrosso cantou: "Nunca vi rastro de cobra Nem couro de lobisomem Se correr o bicho pega Se ficar o bicho come Porque eu sou é homem Porque eu sou é homem Menino eu sou é homem Menino eu sou é homem (...) Ah! Mamãe aqui estou eu Mamãe aqui estou eu Sou homem com H E como sou (...) Eu sou homem com H E com H sou muito homem Se você quer duvidar Olhe bem pelo meu nome (...) Ah! Maria diz que eu sou Maria diz que eu sou Sou homem com H E como sou".
Por outro lado, ponto positivo, serão quatro candidatos! Quando todos achavam que em 2024 teríamos a melhor de três entre Ricardo e Simon, aparecem Rafael e Tio Chico na disputa. Isso é muito bom, bom demais. Dá gosto ver que, entre o atual e o ex-prefeito e suas sólidas coligações partidárias, dois jovens políticos locais tiveram a coragem e a ousadia de colocarem seus nomes à disposição da comunidade. Isso é um sintoma de vitalidade e renovação na classe política charqueadense. Ah, acham que os caras serão "ferramenta"? Em 1996 Anápio Ferreira e Aldo Moreira também acharam que Jaime Guedes seria...
Buenas, num Estado onde já tivemos governadora, governador preto e temos governador gay, até que me surpreende um pouco termos só candidaturas de machos brancos heterossexuais à prefeitura em minha cidade. Sintomático, né? Mas nada contra os caras, um viva para os nossos quatro varões e seus vices por se apresentarem para o pleito. Boa sorte para todos e que vença o que tiver mais votos. Vou nos comícios ouvir as propostas, prometo.
"Enquanto os homens exercem seus podres poderes Índios e padres e bichas, negros e mulheres E adolescentes fazem um carnaval" - Caetano Veloso, canção Podres poderes.
Uma boa semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, ajudem os atingidos pela enchente, votem, vivam e fiquem com Deus.