João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Em Butiá não tem restaurante no centro (!?)

 

Há algumas semanas, quando estivemos em Butiá a fim de conferir a passagem das Relíquias de Santa Teresinha pela cidade, descobrimos que por lá inexiste restaurante no centro. Em São Jerônimo tem, em Charqueadas tem, mas em Butiá, não.

 

Saímos quase 13 horas da igreja Santa Teresinha, sob um sol inclemente e um calor impiedoso, procurando algum lugar que possuísse um refrescante ar condicionado e comida, para matar a fome antes de ir embora. Em frente a uma agência bancária, vejo um passante e pergunto:

- Olá, boa tarde. Por favor, o senhor poderia me informar onde tem um restaurante por aqui?

- Ah, aqui não tem, só lá na faixa.

Como assim? Não acreditei. O cidadão percebeu minha incredulidade e piedosamente disse:

- Ali na outra rua, acima, tem uma lancheria, que vende xis.

 

Fomos conferir. Sim, tinha, mas estava fechada. Um senhor sentado na calçada, numa cadeira ao lado da lancheria, nos interpelou:

- Tá fechado, só abre de noite. Tão procurando comida?

- Sim. Sabe onde tem um restaurante?

- Ah, aqui não, só lá na faixa. Mas eu tenho algo, se vocês quiserem.

 

Atravessamos a rua e, numa pequena lancheria, nos vendeu dois pasteis de carne e água mineral. Bom, era o que havia a disposição. Dali fomos para a praça perto da rodoviária, muito boa, bem arborizada, com muita sombra. Sentamos num banco e comemos, aliviados por uma brisa amiga e benfazeja.

 

Em Charqueadas, na área central, onde ficam as igrejas, a prefeitura e o terminal rodoviário, existem uns cinco bons restaurantes, mas em Butiá, nenhum. "Só lá na faixa". Sim, Butiá é uma cidade à beira de uma BR, deve ser por isso que os restaurantes ficam estrategicamente perto dela, obviamente. Em Arroio dos Ratos, que fica na mesma BR, sei que tem (ou tinha) restaurante no centro, perto da Estátua do Mineiro, onde já almocei certa vez.

 

Então, se forem a Butiá, liguem-se nisso: lá não tem restaurante no centro. Ou tem e nós é que não vimos ou fomos mal informados na ocasião? Se algum nativo da cidade ler essa crônica e tiver contradita, faça-a nos comentários, por favor.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 09/04/2024
Alterado em 09/04/2024
Comentários