João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Os últimos dias da Semana Santa

 

PÁSCOA

Sofrimento

atroz

por nós:

Jesus,

na cruz,

é luz.

(Inspirado na pintura Cristo de São João da Cruz, de Salvador Dalí - imagem acima)

 

Embora a chamemos Semana Santa, se contarmos do Domingo de Ramos - o que mais gosto - até o Domingo de Páscoa são oito dias. Bom, isso não é algo importante, né? O fato é que de hoje até domingo são mais quatro dias, que são os mais significativos, aqueles onde os acontecimentos mais importantes e decisivos se deram.

 

Nesta Quinta-feira Santa, temos o Lava-pés e a Santa Ceia, os últimos momentos de Jesus entre seus apóstolos e seu povo, compartilhando o pão e o vinho. As missas de hoje à noite aludirão a esse ritual de humildade de Jesus para com seus discípulos. Na Sexta-feira Santa, temos a Paixão de Cristo: prisão, tortura e crucificação. No Sábado de Aleluia, o dia mais parecido com o Domingo de Ramos por ter a mesma esperança, por outro lado, em vez desta se dar sob o signo da alegria e da convicção, é pressionada pela dúvida, medo, arrependimento e tensão: Jesus jaz no sepulcro e os judeus membros do Sinédrio solicitaram que uma guarda romana o vigiasse. No Domino de Páscoa, Jesus ressuscita e a esperança é contemplada, tornando-se fé fortalecida e duradoura.

 

Detalhe importante: em nenhum momento durante esses oito dias peixes, coelhos e ovos - sejam de galinha ou de chocolate - aparecem no texto bíblico. Para que salientar isso? Para que não percamos o foco do que é verdadeiramente a Páscoa Cristã, ao celebrarmos a mesma valendo-nos de acréscimos posteriores que a ela foram incorporados através dos séculos, como se fossem confeitos de um bolo. O façamos, também, na sexta e no domingo, mas cientes do que representam. Pois, como disse Pessoa, "tudo vale a pena, se a alma não é pequena". Portanto, não apequenemos nem vulgarizemos a Páscoa, restringindo-a a simbologias que tem mais ligação com o seu sentido comercial e pagão do que com o espiritual e religioso.

 

Um bom feriadão de Páscoa para todos - para os charqueadenses, ele começou hoje, com o aniversário da cidade. Cuidem-se, vacinem-se, vivam, celebrem a ressureição de Jesus e fiquem com Deus.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 28/03/2024
Alterado em 28/03/2024
Comentários