Ainda dentro das comemorações dos 150 anos anos de nascimento de Santa Teresinha (2 de janeiro de 1873) e preparando às de 100 anos de canonização (15 de maio de 1925), suas relíquias estarão amanhã na região Carbonífera, mais precisamente em Butiá - é padroeira da cidade -, quando será realizada uma missa às 12 horas na Igreja Matriz Santa Teresinha.
Marie Françoise Thérèse de Martin, a Teresa de Lisieux (França), tão pequena no tamanho, na sua curta vida e na simplicidade de sua teologia, mas gigantesca em seu exemplo e legado. É até emocionante escrever sobre uma pessoa destas, fico tocado em saber que Deus nos permitiu a graça de ter esse espírito elevado entre nós, num ato de bondade e amor. Ele se utiliza de algumas pessoas por aqui para nos enviar mensagens, e a freira carmelita Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face foi uma dessas mensageiras. O "pequeno caminho", que nos deixou pelo seu exemplo de vida e seu testemunho, registrado em A história de uma alma (1898), livro autobiográfico póstumo onde lemos suas memórias espirituais. Ultramegasuperultra recomendo sua leitura.
Devido a força da originalidade de sua singela teologia, em outubro de 1997, cem anos após sua morte, o papa João Paulo II a proclamou a 37ª Doutoura da Igreja - é a pessoa mais jovem a receber o título, sendo uma das quatro mulheres, junto com Santa Teresa de Ávila, Santa Catarina de Siena e Santa Hildegarda de Bingen. Papa Francisco é devoto de Santa Teresinha - aliás, seria difícil imaginar que um religioso que tem por referências Santa Teresinha e São Francisco de Assis não fosse um líder espiritual tão positivo quanto ele.
RELÍQUIAS NO RS - As relíquias estão desde sábado no Rio Grande do Sul, oriundas de Lisieux, no Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus, em frente ao Parque da Redenção. Hoje (12) elas permanecerão em Porto Alegre, na paróquia Santa Teresinha, na Rua Ramiro Barcellos, das 14 às 18 horas, sendo posteriormente deslocadas para a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Canoas, onde será celebrada uma missa às 18 horas. Após sua estada em Butiá, retornam para a capital, para missa às 16 horas no Santuário Santa Teresinha, depois seguindo em procissão até o Mosteiro Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Loureiro da Silva, onde serão realizadas três missas na quinta-feira, às 07, 15 e 19 horas. Na sexta-feira, após duas missas (às 7 e 14 horas), seguirão para Novo Hamburgo.
Era isso. Nos vemos amanhã em Butiá. Para quem deseja algo mais sobre a biografia de Santa Teresinha e sua singular família, deixo link para o texto A breve e decidida Teresinha, que publiquei no Portal de Notícias em outubro de 2019.
Fonte:
PEIXOTO, Jean. Relicário de Santa Teresinha chega ao RS. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 11 de março de 2024, p.15