João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

120 anos do primeiro título

 

O primeiro clube de futebol criado em Porto Alegre foi o alviverde (1) Fussball Clube Porto Alegre, na manhã do dia 15 de setembro de 1903. O segundo foi o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, na noite do mesmo dia. Em 6 de março do ano seguinte, fizeram o primeiro jogo de suas existências e entre si, disputando o troféu Wanderpreis (2), vencido por 1x0 pelo quadricolor. Sim, o Grêmio faz hoje exatos 120 anos de seu primeiro título e de sua primeira partida.

 

Quadricolor? Já contei essa história aqui, mas não custa repetir. Na fundação do Grêmio, havia duas propostas em discussão acerca das cores do clube: vermelho, preto e branco x havana, preto e branco. Ganhou a segunda. Entretanto, ao irem no mercado procurar tecido para a confecção dos uniformes, verificaram que não existia da cor havana na quantidade necessária. O que fazer? Bom, compraram da cor azul, em abundância nas lojas, e acrescentaram essa cor em assembleia. Em julho do ano seguinte a havana seria excluída. Ela pode ser vista na primeira foto do clube (imagem abaixo, colorizada), compondo o uniforme, retrato tirado para ser enviado para a Exposição Universal de Saint Louis (EUA), o que também mostra que o Grêmio foi o primeiro time de futebol de fato internacional de Porto Alegre.

 

As equipes alvinegra (1) e quadricolor entraram no Campo do Velódromo da Blitz as três e meia da tarde, com mando do Fussball, e o "match" foi disputado em dois tempos de 30 minutos. Os donos da casa formaram com Schoeler (gol), Matte I e Matte II (zaga), Trein, Schmidt e Schaitza (meio campo) e Becker I, Becker II, Becker III, Heuser e Kraemer (ataque), enquanto os visitantes tiveram Knewitz I (gol), Fädrich e Uhrig (zaga), Huch, Siebel II e Black (meio campo) e Siebel I, Cattaneo, Cléres, Knewitz II, e Stelczyk (ataque). Os técnicos ("diretor de campo") foram, respectivamente, Reinaldo Schoeler e Oswaldo Siebel, o árbitro Waldemar Bromberg (3) e os auxiliares Eugênio Sattler e Cândido Dias (4). Não há registro sobre o autor do gol.

 

O Fussball e o Grêmio tiveram a inspiração para serem formados no dia 7 de setembro de 1903, quando o Sport Clube Rio Grande (o mais antigo do Brasil) fez uma exibição em Porto Alegre, numa partida entre suas equipes A e B. Durante o jogo, a única bola furou, sendo que os futuros gremistas emprestaram a sua para a continuidade do jogo. As equipes se enfrentaram 62 vezes até 11 de outubro de 1941, com 52 vitórias do Grêmio (239 gols marcados ), 5 do Fussball (60 gols marcados) e 5 empates. Em 1944, há 80 anos, o Fussball encerrou suas atividades.

 

Notas:

(1) - Até o ano de 1916 o Fussball era alvinegro.

(2) - O Wanderpreis ("troféu móvel"), era inicialmente disputado duas vezes por ano - posteriormente passou a ser anual -, sendo que a equipe que primeiro tivesse três vitórias consecutivas no confronto se tornaria sua dona em definitivo. Foi disputado até 1912, com hegemonia do Grêmio - as taças se encontram no museu da Arena Grêmio.

(3) - Bromberg também apitou a partida Grêmio 10x0 Inter, o primeiro Grenal, em 18 de julho de 1909.

(4) - Paulista de Sorocaba, Cândido Dias era o dono da primeira bola utilizada pelo Grêmio e que foi emprestada no jogo do Rio Grande. Foi ele quem defendeu que as cores do clube fossem vermelho, preto e branco.

 

Fontes:

GRÊMIO 120 anos - álbum de figurinhas. Organização Henrique Osawa. Barueri, SP: Panini Brasil, 2023.

GRÊMIOPÉDIA. Ficha técnica: Fussball 0x1 Grêmio. 5 de jan de 2023. Disponível em: www.gremiopedia.com

JACOMINI, Luiz. Alemanha e futebol: uma relação antiga com Porto Alegre e o RS. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Comunicação. 29 de jul de 2014. Diponível em: estado.rs.gov.br

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 06/03/2024
Alterado em 07/03/2024
Comentários