João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Jimmy Page, 80 anos

 

Dia 9 de janeiro deste ano o famoso e icônico ex-guitarrista da banda Led Zeppelin, James Patrick Page, fez 80 anos. Seu auge como guitarrista foi dos 24 aos 36 anos (1968 - 1980), no Led. Fez horrores nesse período, com o instrumento na mão, valendo-se de inventividade, criatividade e originalidade. Antes, fora músico de estúdio e guitarrista dos Yardbirds, onde tocou com o saudoso e lendário Jeff Beck. Aliás, junto com Eric Clapton (que também tocou nos Yardbirds), os três são considerados os grandes guitarristas ingleses dos anos 1960 e 70.

 

Tocou numa guitarra de dois braços (foto acima, doze cordas no braço superior e seis embaixo), usou arco de violino (foto abaixo), utilizou diversas afinações alternativas em seus violões e guitarras, algumas inventadas por ele mesmo (como a CACGCE em Friends e a DGCGCD em The rain song), e ajudou a criar, como produtor de sua banda, um som pesado que viria a definir o estilo hard rock e lançar as bases para o heavy metal. Isso não é pouca coisa, aliás, é muita coisa, por isso ele e sua banda serem cultuados até hoje, inclusive por músicos e admiradores mais novos, os quais ainda influenciam com seu som - Slash é um deles, só para mencionar um exemplo. Venderam milhões de discos e marcaram uma época da música pop ocidental.

 

Conheci o Led nos anos 1980, quando a banda já acabara devido a morte do baterista John Bonham. Não apenas Page, mas os demais membros, Bonham, John-Paul Jones (baixo, teclados, cordas) e Robert Plant (vocal e harmônica), todos exímios músicos, formavam os pilares insubstituíveis sobre os quais o Led se assentava, com um som muito à frente de seu tempo. Como eu sempre gostei muuuuiiiitoooo de guitarra, Page era (e ainda é) a minha referencia no instrumento. Mesmo não o conhecendo pessoalmente, por esse motivo acabou sendo uma pessoa muito importante em minha vida, por sua arte.

 

Nasceu seis dias depois da minha mãe (1944 foi um grande ano), que era igualmente uma capricorniana com talento musical, uma ótima cantora, com belo timbre e muito afinada. Pela proximidade, sempre marquei o aniversário de um e de outro e, por este motivo, depois da morte dela, isso ficou chato, pois a lembrança é inevitável e logo não senti clima para escrever na época: "Minha mãe teria acabado de fazer 80 anos", pensei em janeiro. Mas estou escrevendo agora. Poderia dizer muita coisa mais sobre Jimmy Page. O cara já foi casado com brasileira e mantém um trabalho assistencial voltado para crianças por aqui, entretanto, o básico é isso, sua carreira no Led Zeppelin - mais do que suficiente e superlativo.

 

Assim, deixo, por fim, um áudio original de estúdio de seu magnum opus, a antológica canção Stairway to heaven, onde a banda - e Jimmy - sintetizam o seu som: o leve e o pesado, o acústico e o elétrico, numa preciosidade criativa que inicia singela até atingir o seu clímax, passando por um solo épico de guitarra de Page, considerado um dos melhores e mais expressivos da história do rock. 

 

Led Zeppelin - Stairway To Heaven (Official Audio)

 

Leia mais sobre:

Nos tempos da revista Violão & Guitarra

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 05/03/2024
Alterado em 05/03/2024
Comentários