Nosso Lar 2: o amor acima de tudo
Um bom filme pra se assistir ainda em fevereiro é Nosso Lar 2: Os Mensageiros, em cartaz nos cinemas da capital, região metropolitana e litoral. Mega recomendo, assisti e gostei muito.
Não precisa ser kardecista ou ter lido um pouco d'O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, pra entender e gostar de Nosso Lar 2, pois o filme é de fácil entendimento. Uma produção da Cinética Filmes, apoiada pela Globo Filmes e dirigida por Wagner de Assis, baseia-se no livro psicografado pelo médium Chico Xavier através do espírito do médico André Luiz - que é personagem coadjuvante na história.
Basicamente, trata da experiência terrena de três espíritos - Isidoro, Otávio e Fernando -, reencarnados sob os auspícios do mensageiro (espírito evoluído, que não necessita mais reencarnar para seu aprendizado moral) Aniceto, a fim de estabelecerem na Terra uma casa espírita e fazerem a caridade material e espiritual, trabalhando para obter os méritos necessários para a própria evolução. Nas venturas e desventuras durante a oportunidade de aprendizado evolutivo, com seus sucessos e fracassos, o filme mostra que o amor está acima de tudo e que o mal em si não existe, o que se tem é apenas ignorância, atraso moral e, principalmente, o egoísmo que assola os espíritos encarnados e que, por vezes, predomina ante às tentações do plano físico, chegando até a desviar os reencarnados de seus compromissos assumidos no pano espiritual.
O famoso ator Edson Celulari interpreta Aniceto, sendo que também participam da trama, dentre outros, as estrelas globais Fernanda Rodrigues, Vanessa Gerbelli e Othon Bastos. O destaque, entretanto, na minha modesta opinião, é o ator Fábio Lago, que interpreta Vicente. Seja como um traficante em Tropa de Elite, como o Curupira em Cidade Invisível ou, atualmente, como o Venâncio de Renascer, o ator de 53 anos é sempre diferente, visceral e convincente em suas atuações. Claro que Nosso Lar 2 vale mesmo é pela história, não por seus intérpretes, mas não poderia deixar de fazer essa menção.
O kardecismo é uma doutrina espiritualista e reencarnacionista de matiz cristã, codificada pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804 - 1869, o Allan Kardec) a partir de 1857. Sob a ideia central de Kardec de que não há salvação fora da caridade, os kardecistas somam aproximadamente 13 milhões de adeptos no mundo, sendo 3.800 mil destes no Brasil, onde é o terceiro maior grupo religioso, obtendo seus maiores percentuais sobre o total da população em Florianópolis (7.3%), Porto Alegre (7.1) e Rio de Janeiro (5.9). Suas maiores lideranças nacionais são o médico, militar, escritor, jornalista, político, filantropo e filósofo Bezerra de Menezes (1831 - 1900) e os médiuns e escritores espíritas Chico Xavier (1910 - 2002) e Divaldo Pereira Franco (1927).