Agora já é a tarde da Quarta-feira de Cinzas e, bem sabemos (e graças a Deus), no Brasil o ano, de fato, inicia neste exato momento.
Antes, era apenas a capa e a introdução, eh eh eh eh. A partir deste momento, portanto, começamos a escrever às ganhas o livro de 2024. O Brasil é demais e, de verdade, é um país "abençoado por Deus e bonito por natureza" (Jorge Ben). A D O R O ser gaúcho e brasileiro, mas bah, AMO D E M A I S. Sou muito feliz e contente por ser brasileiro. Só aqui, em toda Terra, o ano inicia depois do Carnaval. Benção, benção, benção! Obrigado, Senhor!
Na segunda-feira de tarde quase todo mundo estava na praia (foto acima) e, à noite, na avenida. No dia mesmo de Carnaval, na terça pela manhã, dormiam. Pela tarde deu pra levar as crianças para o baile carnavalesco infantil, onde os pequenos, fantasiados, pularam alegres. Ô coisa boa e linda de se ver! A propósito: o carnaval de rua tem de voltar com força em todo o Brasil, levando a festa popular para todas as pessoas desta pátria tão rica, bela e desigual. O sol e o Carnaval são para todos e todas!
E hoje tem missa à noite, pois a Quarta-feira de Cinzas é o início da Quaresma Cristã Ocidental, ou seja, os 40 dias que antecedem a Páscoa que, diga-se, na realidade são 46, pois não se contam os domingos. E como a cinza entra nisso? Bom, as cinzas o padre mistura com água e faz uma cruz na testa das pessoas. Cinza de carvão? Não, claro que não, né. São cinzas dos ramos de palmeira do Domingo de Ramos da Páscoa do ano anterior que, depois de secos, são queimados e suas cinzas guardadas para o ano seguinte. E pra que isso? É uma simbologia para lembrar as pessoas, dentre outras coisas, do caráter efêmero, passageiro e transitório da vida humana. "Tu és pó e ao pó hás de voltar".
Logo, termina a festa da carne e já inicia a do espírito, junto com o ano, neste belo país. Aliás, o mar gaúcho estava lindo na segunda, límpido e verde, vejam a foto abaixo. Salve! Amém.
Uma boa curta semana (e ano, eh eh eh eh) que inicia pra todos nesta quarta. Cuidem-se, vacinem-se, vivam, sejam felizes e fiquem com Deus.