A última crônica de 2023 cai exatamente nesta sexta-feira: dia 1 será segunda-feira, 2024. O texto de hoje, portanto, fecha um ano de trabalho ininterrupto no Portal de Notícias como homem de letras - o cronista - nos dias úteis da semana.
Escrever diariamente, o que comecei a fazer só durante a pandemia, é um desafio, não por apresentar dificuldade, mas por exigir uma disciplina e compromisso os quais nunca antes precisei, eis que escrevi durante mais de duas décadas semanalmente ou, no máximo, quando o Portal ficou apenas na versão digital, duas vezes por semana. E iniciei a escrita diária para o Portal principalmente para contribuir, naquele momento grave e inédito de nossas vidas, como o que (suponho) sei fazer de melhor: escrever crônicas. Um pouco e secundariamente, também, para registrar o cotidiano daquele momento em Charqueadas e na região Carbonífera.
Esse ano publiquei 215 textos, na absoluta maioria crônicas, fora esparsos poemas, haikais e artigos. Como tivemos 117 dias como sábados, domingos e feriados, foram 33 dias em que, por um motivo ou por outro, não escrevi nos dias úteis. Apenas uma das crônicas de 2023 foi sobre a pandemia, mais precisamente sobre a vacina ambivalente. "Outros tempos", como cantou o Alberto André. Graças à Deus!
As crônicas e demais textos, prioritariamente, na linha adotada como perfil para esse espaço literário, versaram sobre temas locais e regionais - com ênfase em cultura, arte, cotidiano, efemérides, datas marcantes e natureza - e intimistas. Apenas secundariamente trato de assuntos como politica, religião, estaduais, nacionais e internacionais, visto que esses são por demais abordados por cronistas de outros veículos de comunicação. Aqui, portanto, sigo, na maioria das vezes, a máxima de que "nada é mais universal do que o local e o pessoal".
Em 2024 pretendemos continuar por esse mesmo caminho literário. Um bom Ano Novo para todos os leitores, com muito amor, paz e saúde para vocês e seus familiares e amigos. Nos vemos na primeira terça-feira do ano que vem.
Um bom findi e feriadão para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.