Esse ano é a octingentésima vez que o presépio é realizado no Natal cristão. Sim, o presépio que tu colocou debaixo da tua árvore de Natal foi criado há exatos 800 anos por... São Francisco!
Giovanni di Pietro di Bernardone (1181 - 1226) não nasceu para passear por esse mundo, eis que foi um ser humano único a partir de sua fé religiosa. Filho de uma família de posses da cidade de Assis, na Itália, o apelido, Francisco, provavelmente deve-se à uma homenagem à origem francesa da mãe ou ao gosto do garoto pelo idioma, música e cultura da França. Quando assumiu a vida religiosa, aos 23 anos, após uma juventude de pândega e boemia, levou a alcunha para a mesma, que, inclusive, nomeou sua ordem, a dos franciscanos (Ordem dos Frades Menores).
Bom, não é o caso de se estender pela biografia conhecida de um dos santos mais populares do catolicismo, mas sim de dizer que o frade Francisco, após uma viagem à Terra Santa, resolveu realizar a missa de Natal de 1223 fora da igreja de Assis, escolhendo o povoado próximo, Greccio, que achava parecido com Belém, para uma encenação ao ar livre do nascimento de Cristo, para isso pedindo e obtendo a autorização do papa. A palavra presépio, na época, vinha do italiano presepe e do latim praesepium, significando "estábulo", sendo posteriormente apropriada como nome dessa encenação religiosa.
Em seu presépio, Francisco não colocou as figuras de Maria, José e do Menino Jesus, apenas montou o cenário e usou a manjedoura como altar durante a celebração com aspectos teatrais. Nesse sentido, é a peça de maior sucesso da história, pois entra em cartaz ininterruptamente há oitocentos anos durante mais de um mês em bilhões de lares cristãos pelo mundo. Uau syl! Francisco foi um homem de fé e um santo tão importante e significativo para os séculos vindouros que é curioso que somente agora um papa se chame Francisco. Seu legado é vivo e atual.
Quando for desmontar o presépio no Dia de Reis (6 de janeiro), lembre-se de tudo isso. Amém, Francisco.
Fontes:
BBC News Brasil: São Francisco de Assis, o santo que inspira o atual papa e que se tornou símbolo de luta ambiental
BBC News Brasil: O primeiro presépio montado há 800 anos por Francisco de Assis