O Sarau Literário de Charqueadas nunca pretendeu possuir um eixo temático, apenas se propunha a ser um encontro de literatura popular, espaço onde todo e qualquer pessoa da comunidade pudesse expressar seu texto por escrito, nos painéis expositores, ou oralmente, no sarau. E hoje, noite de quinta-feira, é o dia tradicional em que o sarau propriamente dito acontece, com a leitura de textos pelos escritores locais e por toda a pessoa interessada em participar.
Entretanto, naturalmente, o Sarau Literário foi se tornando um evento onde o protagonismo feminino no âmbito da literatura local prevaleceu. Nas nove edições, foram sete patronesses e dois patronos. Esse ano, portanto, Tábatha Belzareno é a sétima escritora a exercer a honraria. Assim, em 2023 a Associação de Literatura de Charqueadas e o Clube do Livro de Charqueadas resolveram dar à Quinta-feira do Sarau um tema que, obviamente, não poderia ser outro: Mulher.
Mais especificamente, a partir das 19h de hoje, no Pelotas Doce (Av.1º de Maio, 361), a noite será de homenagem in memoriam à poetisa Valda Tissot Junqueira, que foi a primeira patronesse do evento, em setembro de 2005. Dona de um significativo legado para as letras charqueadenses, Valda, além de participar de várias publicações coletivas, dentre elas as quatro edições da Mostra Literária de Charqueadas, deixou-nos dois livros: Do outro lado da vidraça e Poesia com data marcada. A escritora é, inclusive, homenageada pela SEMD de Charqueadas, onde nomeia o Espaço Cultural Poetisa Valda Tissot Junqueira, um salão de eventos. Este 2023 marca os dez anos de sua partida.
Pela tarde, logo mais, às 14 horas, teremos a oficina a ser ministrada pela professora Maria Inês Borne na Biblioteca Pública Municipal Romeu Lombardi, no CEU Jorge Afre (Bairro Sul América), sobre origami e contação de histórias. Além de ressaltar a memória dos escritores, a literatura local e abrir espaço para os literatos charqueadenses e sua produção, o Sarau Literário também visa incentivar a ocupação dos equipamentos públicos culturais da cidade, como suas bibliotecas municipais - Borne fez oficina similar na terça, na Biblioteca Vera Gauss.