Helena de Niterói saiu do casamento após um caso com o patrão, o advogado Adriano de São Sepé, ambos residindo e trabalhando em Porto Alegre, onde se deu o (des)encontro. Só que este não queria amor, apenas amizade colorida. Depois de um tempo de muito sexo e vários aborrecimentos, levou Helena para um seminário em reformas, acabou a relação e a deixou sozinha no local. Helena pediu as contas e se foi pra Niterói. Não é que Adriano sentiu a falta dela? Pra onde fora?
A trama acima é a parte inicial da novela Transmutação, da escritora Cláudia Gelb, que será debatida na noite de hoje na sessão especial do Clube do Livro de Charqueadas, durante o IX Sarau Literário de Charqueadas. Além do livro, agora pela manhã está acontecendo a oficina de escrita criativa do escritor e dramaturgo Yannikson Mattos e da escritora Amanda de Paula, na Biblioteca Municipal Vera Gauss, no Parcão, para onde, aliás, estão programadas quase todas as atividades desta quarta-feira no evento.
Assim, no mesmo local, ainda hoje teremos oficina de dedoches para crianças com Amanda de Paula, às 14 horas, lançamento do livro Desígnios, do romancista Henrique Severo, e a abertura da exposição Cores Vivas, do fotógrafo Claudinho Silva, estes últimos às 18 horas. Na escola Henri Duplan, às 13h30min, o artista visual, quadrinista e escritor Cristiano Quintana ministrará a oficina de artye e processo de criação.
Nos vemos por lá.