Domingo inicia o período do Advento de Natal que, basicamente, consiste nos quatro domingos anteriores ao dia 25 de dezembro. É uma data móvel e se estenderá, em 2023, portanto, de 3 à 24 de dezembro. Logo, atentem, a grande maioria das famílias faz a ceia ainda no Advento, antes da meia-noite do dia 24, ou seja, na véspera de Natal, embora o Natal seja, como podemos perceber, um período que vai do primeiro domingo do Advento ao Dia de Reis, em 6 de janeiro.
Bom, mas como ainda faltam quatro semanas para o 25 de Dezembro, para agora é pertinente saber que no primeiro domingo do Advento é quando, pela tradição, se montam as luzes, a árvore e o presépio, além da Coroa do Advento (foto abaixo), que possui quatro velas que são acesas uma em cada domingo, acompanhadas de orações e da leitura dos textos litúrgicos recomendados, em família. São várias as tradições das cores das velas, mas geralmente três possuem a mesma cor e uma é diferente, devendo ser acesa no Domingo Gaudete, o terceiro (1*).
Na imagem acima temos a árvore natalina composta por livros, que está na Biblioteca Municipal Vera Gauss, no Parcão. Para os estabelecimentos que estarão fechados no domingo, o correto é mesmo se antecipar. Quanto ao presépio, um detalhe que, conforme a tradição, deve ser ressaltado, é que o Menino Jesus é colocado na manjedoura na noite do dia 24, a fim de marcar o seu nascimento.
Um bom final de semana para todos e, para os charqueadenses, um bom feriado de Santa Bárbara na segunda-feira. Cuidem-se, vacinem-se, montem as árvores e as luzes natalinas, vivam e fiquem com Deus.
(1*) - Crônica do Advento de Natal (Portal de Notícias)