A professora aposentada Maria Inês Borne recebeu destaque na cobertura que o jornal Zero Hora fez da Feira do Livro de Porto Alegre, sendo notícia nas versões online e impressa desta quinta-feira (página 21). A reportagem do diário chegou a Maria Inês por indicação dos livreiros, que informaram que esta comprava todos os livros que eram autografados em cada dia:
— "No mínimo, deve fazer 10 anos que frequento a Feira. Procuro livros diferentes para trabalhar com meus alunos. Faço contação de histórias e levo autores às escolas. Faço uma aposta, compro e vou ver se o livro é bom. É uma maneira de descobrir autores. Já descobri muitos autores novos assim" — disse para ZH.
Contação de histórias, a propósito, será uma atividade que fará durante o IXº Sarau Literário de Charqueadas (programação completa no link ao final deste texto): na terça-feira, 21, às 14h, na Biblioteca Municipal Vera Gauss; quinta-feira, 23, às 14h, na Biblioteca Municipal Romeu Lombardi. Inês atua no Sarau Literário e também no Clube do Livro de Charqueadas (é a idealizadora do projeto), como ressalta a matéria: "Também participa de um clube da leitura junto à biblioteca pública municipal de Charqueadas. Os encontros ocorrem desde abril deste ano e abordam as mais variadas obras da literatura mundial.
— Gosto muito de fantasia. Começamos discutindo O Médico e o Monstro (de Robert Louis Stevenson), Drácula (de Bram Stoker) e o Frankenstein (de Mary Shelley). Depois fomos para O Colecionador (de John Fowles) e O Morro dos Ventos Uivantes (de Emily Brontë)".
Sobre o IXº Sarau, destacou para ZH a atividade da quarta-feira à noite, na Biblioteca Vera Gauss, que ocorrerá durante sessão especial do Clube do Livro: "Atualmente, Maria Inês está concentrada na leitura de Quincas Borba, de Machado de Assis, que ainda precisa concluir. E no livro de contos Vestígios, de Ana Maria Machado, que será o próximo. Além desses, ela se dedica à leitura de Transmutação, de Cláudia Gelb.
— Vamos discutir o livro da Cláudia (escritora de Charqueadas) em saraus literários promovidos pelo município". O debate sobre a novela Transmutação iniciará às 19 horas.
Maria Inês, no dia da entrevista, estava com 32 livros no carrinho que utiliza em suas idas à Feira, sendo que possui uma biblioteca particular com cerca de 3.500 títulos. Ainda se referiu a outras histórias gostosas e interessantes de sua vida ligadas à Literatura e à Feira do Livro de Porto Alegre, que podem ser lidas na matéria de ZH disponível na internet. Vale a leitura, recomendo.