De hoje até domingo, Porto Alegre e região Metropolitana receberão o grande ranger Tex Willer, famoso personagem dos quadrinhos criado pelo roteirista Gian Luigi Bonelli e o desenhista Aurelio Galleppini, lançado em 30 de dezembro de 1948 pela Editora Bonelli, na Itália. A iniciativa é da Gibiteca da Biblioteca Pública do Estado (BPE), a propósito das comemorações do 75º aniversário editorial de Tex no Brasil e no mundo (o gibi é publicado em diversos países).
Atualmente publicado no Brasil pela Editora Mythos, o chefe navajo e seus pards Jack Tigre, Kit Willer e Kit Carson iniciaram por aqui - de forma periódica e regular - em 1971, passando, pela ordem cronológica, pelas editoras Vechi, RGE e Globo. Sim, você não entendeu errado: Tex, embora homem branco, é chefe dos índios navajos (onde é conhecido como Águia da Noite), agente indígena e ranger. Qualidades não lhe faltam para o acúmulo de funções, visto ser um exímio atirador e possuir grande senso de justiça e coragem. Como isso aconteu? Ah, daí tem de ler os gibis, né.
A programação principal na BPE acontecerá no sábado (30set) e domingo (1ºout), das 13 às 19 horas, onde se encontrarão texianos de todo o Brasil. Um deles é o paraibano G. G. Carsan (foto abaixo), um dos grandes divulgadores brasileiros de Tex, autor de livros sobre o ranger e que fará palestras no evento, nos dois dias, às 14 horas. Além de marcar presença na BPE, Carsan estará hoje às 14 horas em Alvorada (C E Antônio de Castro Alves) e às 19 horas em Viamão (RS 188, nº 6.000).
Um bom final de semana para todos. Vacinem-se, cuidem-se, leiam gibis do Tex, vivam e fiquem com Deus.