João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Como podemos dormir enquanto nossas camas queimam?

 

Essa pergunta faz parte do poderoso refrão de um rock de 1987, a canção Bed's are burning (1), da banda australiana Midnight Oil, lançada no LP Diesel and dust (imagem acima). "How can we dance when our earth is turning? How do we sleep while our beds are burning?" Basicamente, eles falam sobre tribos aborígenes deslocadas de suas terras originais para o calor do deserto pelos colonos europeus, reivindicando a devolução destas.

 

A canção inicia descrevendo a paisagem do deserto da Austrália, onde tudo arde e evapora ante o calor de 45º. Nesse sentido, a Oil, banda formada por músicos ativistas do meio ambiente, já coloca, 36 atrás, uma realidade que hoje assola também a Europa colonizadora, atualmente varrida por ondas de calor extremo e escassez de água, como podemos ver em noticiosos de canais como o EuroNews. "Como podemos dançar enquanto o planeta gira?" Sim, o mundo gira e a Lusitana roda, em transformação, como a que hoje vemos no clima. Assim, o refrão se atualiza: "Como podemos dormir enquanto nossas camas queimam?" É a realidade: "O tempo chegou Fatos são fatos".

 

Tanto isso é fato que em outubro e 2010 a canção ganhou nova letra, com um sentido mais abrangente, interpretada num vídeo por cantores famosos (2), para uma campanha contra o aquecimento global, a TckTckTck (que no Brasil teve o nome de TicTacTicTac). Sem serem proféticos, mas apenas tratando de uma realidade de seu país em seu tempo, a canção da Midnight Oil atravessou décadas como um chamado à consciência que ainda reverbera.

 

"The time has come

To say fair's fair

To pay the rent

To pay our share"

 

(1) Vídeo You Tube - Beds are burning (Midnight Oil, 1987)

(2) Vídeo You Tube - Campanha TicTacTicTac - Beds are burning

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 15/08/2023
Alterado em 17/08/2023
Comentários