João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Machado de Assis em alta

 

Peraí, mas alguma vez, por acaso, Machado de Assis não esteve em alta? Esteve quando vivo, ainda está e certamente estará pelos próximos séculos, o nosso Shakespeare brazuca. O nosso Fernando Pessoa... Não, daí penso que Pessoa é o Machado de Assis de Portugal. O poeta luso é mais conhecido no planeta? Sim, mas Assis veio antes, escrevia genialmente em quase todos os gêneros literários e foi um dos mentores da Academia Brasileira de Letras, da qual foi o primeiro presidente. Logo, sem Complexo de Vira-latas, por favor.

 

Na verdade, a motivação para esta crônica é que neste agosto Machado de Assis será tema de eventos em Charqueadas e Porto Alegre: por aqui, o livro O Alienista será debatido no quinto encontro do Clube do Livro de Charqueadas, dia 16, às 19 horas, na Biblioteca Municipal Vera Gauss (Parcão); na capital, neste sábado, a Biblioteca Pública do Estado - BPE (Riachuelo, 1190) fará o evento "Machado de Assis em Quadrinhos", às 14 horas.

 

Em O Alienista, que a crítica se divide entre o livro ser um conto ou uma novela, o renomado psiquiatra Simão Bacamarte, recém chegado da Europa, consegue permissão para instalar um hospício na cidade de Itaguaí, a Casa Verde, onde vai residir com a esposa Evarista. O que é loucura? Quem é louco? Quem é normal? As respostas a tais perguntas levam muita agitação ao povo da cidade e região, numa história bem humorada, eletrizante e cheia de reviravoltas. Vocês não podem deixar de ler.

 

Já o bate-papo "Machado de Assis em Quadrinhos", com Adan Marini, Frank Tartarus, Wagner Carsten (Tesla Studio), ocorrerá na Gibiteca da BPE, com entrada gratuita. O evento faz parte da programação do dia na BPE, que ainda terá: 10h30 – Contação de histórias: “Brincando e textualizando”, com Adriana Scherner (pedagoga e psicopedagoga); 11h às 14h – Lançamento de livros; e das 11h30 às 13h30 – Música: “Saxofone, por que choras?”, com Javi Contrera. No sábado os presentes poderão também conferir a exposição “Singular ocorrência: 184 anos de Machado de Assis”, em cartaz na Sala Borges de Medeiros da BPE até 26 de agosto.

 

Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 04/08/2023
Alterado em 04/08/2023
Comentários