João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Estranho amor

 

O deslocado e tímido Frederick, funcionário da Câmara de Vereadores da cidade, nutre há anos um obsessivo amor platônico pela loura e linda estudante de artes Miranda. Cuida-a pela janela do serviço, encontra-a em locais públicos e a segue pelas ruas. Apenas isso, até que um dia a $orte lhe $orri em sua enfadonha vida. Empoderado, decide que, agora, é a sua vez. Como na canção, pensa: "Eu vou fazer de tudo o que eu puder, eu vou roubar essa mulher pra mim! Se não eu, quem vai fazer você feliz?" Eis o enredo inicial de uma obra de arte: o romance O Colecionador (1963), de John Fowles.

 

Eu digo que você não pode deixar de ler este livro, pois ele é ótimo. Relações pessoais, relações familiares, relações de classe, filosofia da arte, pintura, música, literatura, amor, loucura, desejo, sexo, tudo emaranhado no pano de fundo de uma história narrada sobre diferentes pontos de vista que se cotejam, desvendando as intenções das personagens. Embora seja um livro escrito quando ainda existia a Guerra Fria, o homem não havia chegado à lua, cinco anos antes do Maio de 1968 na França e seis anos antes do festival de Woodstock, acreditem, ele ainda tem o que informar às pessoas em 2023, por investigar a alma humana carente de afeto na hostil e competitiva sociedade contemporânea.

 

Na quinta-feira dia 27, às 19 horas, o Clube do Livro de Charqueadas realizará seu quarto encontro do ano, e o livro a ser debatido nessa oportunidade será justamente O Colecionador. O Clube do Livro se reúne, via de regra, na terceira semana de cada mês, às quartas-feiras, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Professora Vera Maria Gauss, no Parcão. Os interessados podem ir antecipadamente na biblioteca e retirar por empréstimo o livro do mês do Clube do Livro, de segunda à sexta, das 09h às 15h - não fecha ao meio-dia.

 

Logo, ainda tem tempo de sobra para buscar teu exemplar e participar do bate-papo. Garanto que vale a pena e recomendo. Livraço! Nos encontramos lá.

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 19/07/2023
Alterado em 24/07/2023
Comentários