Eis os meus comentários:
1 - O Imposto mais feudal que existe é o "pedágio", que aqui no RS nós conhecemos bem.
2 - Verdade, pobre não tem como sonegar imposto. E a CPMF, acabaram com ela justamente por ser o único imposto que o andar de cima não conseguia sonegar.
4 - Sou contra o terceiro mandato, pois não creio ser um modelo que aprofunde o regime democrático. Mas não me lembro de tanta repercusão contra na mídia sobre a reeleição de FHC. É que a regra do jogo estava sendo mudada para o andar de cima de nossa classe política e econômica... Eu pago imposto, sou de clase média, e era a favor da prorrogação da CPMF, principalmente depois de ler o que o cardiologista e ex-ministro Adib Jatene disse para o presidente da Fiesp. E também aprendi, nesses meus 40 anos de vida, que não existe intelectual que não seja engajado.
6 - Só que a CPMF foi criada no governo anterior, em 0.20% e chegou a 0.38%. Com todos os defeitos que o governo Lula vem mostrando, ainda fico com ele contra o de FHC. E, com todo o respeito à sua opinião, creio que não dá para comparar um democrata como Lula a um fascista como Hitler. É um processo histórico bem diferente no conteúdo, se bem que até análogo na forma.
9 - Pois eu sou de esquerda e continuo mais cívico do que nunca, mesmo com todos os problemas do atual governo. É que os anteriores eram piores no meu ponto de vista. Quanto ao terceiro mandato de Lula, sou contra, por razões de modelo de democracia. Mas acho que os petistas tem o mesmo direito de querer mudar as regras do jogo, assim como o pessoal do FHC também mudou ao aprovar a emenda da reeleição.
10 - Vejo casos como o do senhor aqui em Charqueadas, na minha família. Mas, sinceramente, com todo o respeito ao seu ponto de vista e a sua situação, não acho que a esquerda seja a culpada pela estrutura social que coloca um chefe de família na situação que o senhor estám, mesmo com os defeitos que o governo Lula vem apresentando. O problema é a péssima distribuição de renda, que impede de existir uma classe assalariada com poder aquisitivo para manter uma Lan funcionando (como a sua e a que estou agora). E isso entendo que é responsabilidade das elites sim, essas mesmas a que se refere o Sr XXX no comentário abaixo, que governaram esse país desde sempre e vivem numa ótima situação econômica. Ou foi a esquerda que governou esse país antes de Lula?
12 - Eu acho que a sociedade saiu derrotada, principalmente aquela sociedade que depende do SUS e do Bolsa Família para sobreviver. Não é o meu caso, que sou de classe média baixa , pago imposto (inclusive o de renda), tenho emprego fixo, estabilidade e não me incomodava de pagar o único imposto que o andar de cima não conseguia sonegar.
14 - Tiro no peito foi o que ele (presidente da Fiesp) recebeu de Adib Jatene, pai da CPMF (FCH foi a mãe) e que, por ironia, é cardiologista: "É que esse imposto não dá pra sonegar" - levou o presidente da Fiesp.
15 - O seu texto fala coisas acertadas. Contudo, eu queria ver a CPMF prorrogada até 2011 e a oposição cobrando acidamente sua aplicação na Saúde. Coerência teve o Sr Jatene, que defendeu a CPMF quando FHC a criou e agora quando Lula queria prorrogá-la. Os outros, todos, pensam apenas nos seus interesses políticos.
16 - Mas não foi o sr FHC e a direita que proporam a reeleição? Pois a esquerda poderia pedir agora a reeleição infinita! Eu sou contra, óbvio. Mas acho graça da maneira como a mídia apoiou a reeleição, na época de FHC. Eu acho que o povo venezuelano deu e vem dando uma aula de democracia, tanto agora como nas ocasiões anteriores em que deu o seu voto nas urnas. E acho também que os errados foram os que quiseram derrubar via golpe militar o presidente eleito Hugo Chaves, com apoio da mídia e grandes grupos econômicos do país. Claro, Chaves também tentou dar um golpe antes, e fracassou também, e também acho que foi bem feito pra ele. Eu entendo que a democracia é sempre boa, seja ele ruim para os políticos de esquerda ou de direita, pois ela é boa para o povo.
19 - O dinheiro vai circular na economia ou vai para fora do pais? Especulação financeira é especulação financeira... Pois a votação da CPMF só me fez ver os políticos, da oposição e da situação, com mais desconfiança ainda. Queria é ver esse dinheiro no SUS, com a oposição cobrando o devido repasse.
20 - Estranho você criticar a incoerência de Lula e do PT e não citar a incoerência do FHC, do PSDB e do PFL, que criaram a CPMF e a elelvaram a 0.38% e agora trabalharam pela sua não aprovação. Coerente foi o senhor Adib Jatene, que defendeu a criação da CPMF e, agora, a sua prorrogação. Eu pago imposto e era a favor da prorrogação. O SUS precisa de toda a ajuda, e eu ia é gostar de ver a oposição aprovar a prorrogação e cobrar a aplicação. Mas não, eles preferiram criar problemas de caixa pro governo devido as eleições de 2008...
22 - Só que o dinheiro da CPMF estava sendo destinado para o Bolsa Família, preferencialmente, e esse era o único imposto que o "andar de cima" não conseguia sonegar.
24 - Eu pago imposto e era a favor da prorrogação da CPMF até 2011, justamente pela posição atual do Sr Jatene, expressa quando ele confrontou o presidente da Fiesp sobre o assunto. Mas o que o senhor diz no seu texto é verdade. Só acho que a gente tinha era de lutar pela aplicação do dinheiro na Saúde. Agora babaus, e a oposição só queria mesmo éra criar problema de caixa para o governo em ano de eleição. E conseguiu!
25 - Eu discordo do senhor. Eu pago imposto e era a favor da prorrogaçção da CPMF (pelos motivos que o sr Adib Jatene elencou ao confrontar o presidente da Fiesp). O senador Virgílio está na dele, criando problemas de caixa para o governo antes da eleição de 2008, sob a batuta do FHC. Gozado, eles é que criaram a coisa, junto com o PSDB e o PFL. Os governadores do PSDB não tinham a mesma posição. Aliás, Lula e o PT eram contra antes, e agora a favor, pois estão no governo. Na verdade, todos se mostraram como são agora, todos. Olha, eu não sou do partido, mas só o PMDB foi coerente, apoiando antes (FHC) e agora (Lula) também a CPMF. O senador Simon é aqui do Sul, eu nunca votei nele, mas respeitei nesse caso específico a atitude dele, que não foi das mais confortáveis, sou obrigado a reconhecer.
26 - Vá saber!!! O que é certo é que quando está no governo é uma coisa, quando não está é outra. Acho que falta responsabilidade com o Brasil e, na oposição, os partidos se preocupam mais em prejudicar o governo pra ganhar o poder nas próximas eleições (Lula, FHC, PT, PSDB e PFL caíram no ridículo agora com essa celeuma da CPMF). Devemos sempre ver, a partir de agora, que a gente tem de se informar melhor sobre as coisas e confiar menos nos políticos e nos partidos, pois eles muitas vezes nos enganam para benefício próprio, jogando com a boa fé da gente. Gostei do seu texto, curto e direto no ponto.
28 - Eu pago imposto e era a favor da prorrogação CPMF. O sr Adib Jatene estava certo ao ter dito o que disse ao presidente da Fiesp. Agora, o gozado, é que quem criou a CPMF foi que ajudou a derrotá-la: FHC, PSDB e PFL; e quem era contra a sua criação agora queria sustentá-la: Lula e o PT. Na verdade, só o PMDB foi coerente na história, eh eh eh eh.
30 - Eu pago imposto e era a favor da prorrogação da CPMF até 2001. Como disse o Sr Jatene, ex-ministro da Saúde de FHC, esse era um imposto que o andar de cima não tinha como sonegar. Os governadores do PSDB eram a favor da CPMF, pois sabiam a importância do imposto. Entendo que a derrota do governo faz parte da democracia, mas a atuação parlamentar da oposição foi muito mais em cima de critérios políticos do que técnicos e econômicos. Era um direito dela, claro. Mas eu não achei a melhor opção para o Brasil.