Conheci o jovem escritor, ator e produtor cultural Yannikson Mattos (foto acima, de Bruna Lopes Fotografia) durante o VIIIº Sarau Literário de Charqueadas, em outubro do ano passado. Esse sempre foi um dos grandes lances do Sarau: colocar escritores e escritoras de diferentes gerações em interação. Na quinta-feira do evento, no teatro do CEU Jorge Afre, no Bairro Sul América, ouvi Yannikson ler trecho de uma peça de teatro de sua autoria. Uau syl - pensei. Esse pessoal da nova geração já chega forte! E chega mesmo.
Na primeira fase do Sarau, iniciada lá em 2005, éramos amadores ávidos por mostrar seus escritos para a comunidade local, num mosaico de pessoas dos mais diferentes níveis de escolaridade e áreas de conhecimento. Agora o pessoal possui vigorosa formação específica: Yannikson, por exemplo, é graduado em Escrita Criativa pela PUCRS e pós-graduando em Literatura Brasileira pela UFRGS. A Terra das coras é o livro de estreia dele e da ilustradora Bárbara Farias, designer e graduanda em publicidade pela UFRGS que é ilustradora autodidata e há quase 5 anos pinta com aquarela.
O lançamento oficial será hoje em Porto Alegre, às 19h15, na sala 305 - auditório do prédio 8 - Escola de Humanidades - PUCRS. No próximo 25 de abril, às 17h30, será em Charqueadas, na Biblioteca Pública Municipal Profª Vera Maria Gauss, no Parcão. O livro A terra das coroas tem posfácio da escritora Cássia Valle, revisão e curadoria de Janaína Baladão e diagramação de Rafael Leite, sendo publicado pela EdiPUCRS e inaugurando o selo "Narrativas sensíveis e outras histórias". Conforme as palavras do autor, "depois de dois anos de muitas euforias, finalmente compartilho com vocês a alegria que me habita há tanto tempo: o meu livro infantojuvenil vem aí! Idealizada com muito carinho, essa narrativa é uma das formas que encontrei de celebrar a vida e os crescimentos das nossas crianças pretas, acolhendo suas sensibilidades e traçando novos futuros e imaginários possíveis. Colocar um livro no mundo é uma responsabilidade compartilhada, é um desafio contínuo. Por isso só tenho a agradecer a todo mundo que acreditou e acredita no meu trabalho, na minha pesquisa, na minha criatividade. Não poderia estar mais feliz (e emotivo)".
Os exemplares serão vendidos hoje lá na PUC e podem também ser encomendados direto com o autor. O link para participar do lançamento é Incrição Siproex PUCRS, bastando realizar o cadastro simples e confirmar presença. Além de Yannikson e Bárbara, participarão da mesa de debates sobre o livro à noite a multiartista e estudante de teatro da UFRGS Mayura Matos e a tradutora e professora da graduação e da pós-graduação da PUC Janaína Valadão, que é doutora em Letras pela UFRGS e curadora e editora da Série Narrativas Sensíveis e Outras Histórias.
E era isso. Foi bom o Domingo de Ramos, ontem? Legal. Uma boa Semana Santa para todos. Cuidem-se, vacinem-se, vivam e fiquem com Deus.