João Adolfo Guerreiro
Descobrindo a verdade/ sem medo de viver/ A liberdade de escolha/ é a fé que faz crescer.
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

Gauchão, o mais difícil

 

Sempre digo e não canso de repetir: o Gauchão é o campeonato mais difícil do mundo! Os jogos do final de semana não me deixaram errar: o Grêmio passou com as calças nas mãos e o Inter, de novo, ficou pelo meio do caminho. Ypiranga e Caxias mostraram que a grana não pode tudo em futebol, só quase tudo e, incrivelmente, esse detalhe permite que a magia do esporte ainda aconteça.

 

Mesmo sendo o vice campeão brasileiro de 2022, o Inter não conseguiu vencer o Caxias nos três jogos em que enfrentou o time da serra no certame gaudério e, eliminado nos pênaltis dentro do Beiro Rio, está pelo sétimo ano seguido fora das finais do Campeonato Gaúcho, mesmo sendo o clube com maior número de títulos do mesmo. Eu escrevi "pelo sétimo ano seguido fora das finais do Campeonato Gaúcho"! Sim, marcou bobeira já era e o chimarrão é amargo, não leva açúcar! Principalmente o do garoto Estevão, que entrou no segundo tempo, perdeu um gol incrível nos minutos finais e depois, ainda por cima, errou a penalidade que deu a vaga para os caxienses. Não deve ter dormido essa noite, mesmo inocente.

 

Já o Grêmio, mesmo sendo o atual pentacampeão do Gauchão e contando com o quinto maior artilheiro do mundo em atividade no elenco, que não fez gol - aliás, está errando muitos gols e pênaltis o Suárez, uma hora eles farão muita falta -, precisou fazer um épico para vencer por 2x1 de virada nos noventa minutos e depois superar nos tiros de sete metros o time de Erechim na Arena, que o havia derrotado no jogo anterior, no Colosso da Lagoa, pelo mesmo placar. E isso somente porque os amarelinhos erraram mais cobranças do que o Tricolor, que foi menos ruim no quesito eliminatório.

 

Logo, constata-se, títulos mundiais, da Libertadores, copas do Brasil e Brasileiros não garantem vaga à final do Gauchão, o campeonato mais difícil do mundo. Assim, Grêmio e Caxias decidirão o título de 2023. O Grená já levou a taça em 2000 (contra o Grêmio) e foi vice em 1990, 2012 e 2020, enquanto o Tricolor ostenta 41 campeonatos estaduais. Será a quarta vez que se enfrentarão numa decisão (1990, 2000, 2020 ). Que os tricolores, mesmo possuindo a melhor campanha de 2023, não subestimem os grenás, para não virarem a mentira do 1º de Abril, data do primeiro jogo da final, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Bala na agulha o Caxias mostrou que tem.

 

LAMENTÁVEL - O que foi aquela fiasqueira que alguns jogadores e torcedores colorados fizeram no domingo? Não falo do jogo, que foi perdido na bola, mas sim daquela arruaça após a partida. O zagueiro Rodrigo Moledo empurrou um jogador do Caxias, que caiu e teria quebrado o nariz. Caso de polícia! Isso não pode passar batido. E, o surreal do surreal, um torcedor invade o campo com uma menina no colo e agride outro atleta caxiense e um cinegrafista. Totalmente sem noção, virará notícia no mundo e enfrentará os tribunais, com certeza. O Inter é muito grande para ser avacalhado de tal forma por alguns de seus atletas e torcedores, que devem ser devidamente responsabilizados e rigorosamente punidos.

 

João Adolfo Guerreiro
Enviado por João Adolfo Guerreiro em 27/03/2023
Alterado em 27/03/2023
Comentários